Programa De Olho na Cidade

26/05/2021 - 18:03

Especialista explica desafios para retomada econômica

Economia
Especialista explica desafios para retomada econômica
Foto: Rafael Marques
Rafael Marques 
 
Após o início da pandemia de Covid-19 no país, pequenos, médios e grandes empresários se depararam com os efeitos negativos da economia. Em entrevista ao De Olho na Cidade desta quarta-feira (26), o administrador e professor Hélio Ponce destacou algumas alternativas para combater a crise. 
 
“Foram afetados o consumo interno e externo. Quando a pandemia explodiu, percebemos os fechamentos acontecendo na Europa, EUA e depois no Brasil. Todos os países sentiram bastante a fase inicial. As economias mais fortes conseguiram se recuperar rápido, e você vê os países mais periféricos sofrendo mais”.
 
Estimativa para o Brasil 
 
“O nosso ambiente político é muito complicado, percebemos que as brigas e discussões são para demarcar espaços, cada um puxando brasa para sua sardinha. Estamos numa situação urgente, são 14 milhões de desempregados do sistema formal. Os governos deveriam incentivar os empresários a manterem seus funcionários, incentivar, também, a atividade empreendedora através de crédito e orientação técnica viáveis ao pequeno empreendedor, porque ele já está endividado”. 
 
 
De acordo com Hélio Ponce, as pessoas precisam investir mais em estudos e soluções.
 
“Aqueles que podem continuar estudando ou investindo em capacitação, conseguem se recuperar mais rápido de crises. Os governos precisam incentivar os empregos, liberando crédito justo com carência para que os empreendedores possam respirar, olhar para o setor agrícola, tentar direcionar os agricultores à produção agroindustrial. Já as empresas, buscar entender que a crise vai passar, usar a criatividade ou alternativas e saber que a demissão deve ser o último recurso”.

Comentários

Leia também