Programa De Olho na Cidade

20/05/2021 - 16:01

Exercícios físicos e gravidez, especialista explica os benefícios da prática

Dia das Mães
Exercícios físicos e gravidez, especialista explica os benefícios da prática

Você está grávida, ou quer engravidar, e não sabe se pode praticar exercícios físicos? Não se preocupe, você não está sozinha! Muitas mulheres passam por essa fase sem saber como proceder, e o ideal é que o seu médico decida se você pode, ou não, se exercitar.

Após consultar o seu médico, levando uma rotina que inclua de exercícios de intensidade moderada nessa frequência indicada, há menos chances de ganho de peso excessivo das gestantes, assim como de desenvolver diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

Segundo o educador físico Marcílio Santos, a prática de atividades físicas reduz também o risco de incontinência urinária, de flacidez pélvica e de dor nas costas. Além disso, os melhores exercícios para serem praticados na gravidez são a caminhada ou os alongamentos, por exemplo, pois ajudam a diminuir o estresse, a combater a ansiedade e a aumentar a autoestima. Porém, a prática de exercícios na gravidez só deve ser feita sob orientação médica, porque em alguns casos eles são desaconselhados, como acontece em caso de descolamento da placenta e na gravidez de risco.

Os exercícios podem ser iniciados em qualquer fase da gestação e podem ser realizados até o final da gravidez, sendo úteis para facilitar o trabalho de parto normal e o retorno ao peso ideal após o parto.

Mulheres que tinham um estilo de vida mais sedentário devem preferir exercícios mais leves, e de preferência dentro de água. Já, quem estava habituada a praticar exercícios deve diminuir o ritmo para não prejudicar o bebê.

Comentários

Leia também