Programa De Olho na Cidade

29/04/2021 - 06:40

Uefs assume coordenação nordeste da Associação Brasileira de Educação Internacional

Educação
Uefs assume coordenação nordeste da Associação Brasileira de Educação Internacional
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) assume a Coordenação Nordeste da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) pela segunda vez, 2010 a 2012 e agora para o biênio 2021 a 2023. A conquista é resultado das ações de fomento da Internacionalização realizadas nos últimos 14 anos pela Universidade.
 
De acordo com a nova coordenação, para este novo período, destaca-se a importância de existir, cada vez mais, conexão com parceiros estratégicos para redimensionar e ampliar os planos que precisam estar inseridos no contexto atual do mundo globalizado e pós-pandêmico, tendo como metas precípuas a internacionalização como base de políticas públicas, o fortalecimento da pesquisa e a ampliação de redes de fomento.
 
A Assessora Especial de Relações Institucionais, Eneida Soanne Matos Campos de Oliveira, que assume esta coordenação, juntamente com o Assessor Internacional da Universidade de Pernambuco, Igor Lapsky da Costa Francisco, planeja unir esforços para implementar medidas que fortaleçam a Internacionalização do Ensino Superior do Nordeste, bem como dar visibilidade e acompanhar a implantação das propostas apresentadas na Carta Aberta enviada ao Consórcio Nordeste, fruto da iniciativa dos gestores presentes na última reunião da Regional Nordeste, realizada em dezembro passado. Segundo ela, este documento é o ponto de partida para que o Nordeste, também, protagonize, receba financiamento e apresente-se como modelo para ações de Internacionalização unificadas.
 
Sobre a Faubai
 
A Nova direção da Faubai Nacional acaba de ser empossada com a direção agora do Assessor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em substituição à Assessora da Universidade Federal do Pernambuco, ambas universidades do Nordeste.
 
A Faubai foi criada em 1988, reúne gestores e responsáveis por assuntos internacionais, promovendo a integração e a capacitação dos gestores da área através de seminários, workshops, reuniões regionais e nacionais e de sua Conferência Anual. A FAUBAI atua também na divulgação da diversidade e das potencialidades das IES brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

Comentários

Leia também