Programa De Olho na Cidade

08/04/2021 - 16:15

Investimentos em tecnologia proporcionam diagnóstico preciso do câncer no CMPC

Feira de Santana
Investimentos em tecnologia proporcionam diagnóstico preciso do câncer no CMPC
Foto: Divulgação/CMPC
Modernos aparelhos para exame ginecológico, bisturis e macas elétricos fazem parte dos investimentos tecnológicos para diagnóstico do câncer de colo do útero, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Romilda Maltez. Além disso, a unidade conta com aparelhos de ultrassom, realiza biópsia e consultas que possibilitam o diagnóstico de outros tipos de câncer. 
 
Em 17 anos de existência, o CMPC é referência na prevenção, possibilitando neste período 910 diagnósticos de câncer de mama, próstata, pele, útero e tireoide. Somente ano passado, mais de 31 mil procedimentos foram realizados. 
 
Nota-se uma queda anual dos casos de câncer do colo do útero, uma redução de 48% nos últimos quatro anos. Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, atribui a redução dos casos às campanhas preventivas, que facilitam o acesso aos serviços, possibilitando a realização periódica.  
 
Nos casos em que o exame apresenta alteração, o paciente é encaminhado para consultas com especialidades na própria unidade. Sendo realizado também a biópsia no CMPC. Os resultados são emitidos em 15 dias úteis e todo o processo de diagnóstico dura menos de 30 dias. Algumas operações e tratamentos são feitos também no equipamento municipal. 
 
Os serviços de ultrassom oferecidos são: transvaginal, mamária, tireoide, abdome total, abdome superior, vias urinárias e partes moles. Além disso, a unidade também dispõe de consultas com ginecologista, dermatologista, oncologista, urologista, ultrassonografista, serviço social, psicólogo e enfermeiro. 
 
Outros investimentos
 
Entre os investimentos em tecnologia, o CMPC possui sistema de prontuário eletrônico, chamada para atendimento por painel e sistema de senha para marcação, atendimento e resultado dos exames laboratoriais. 
 
“O prontuário eletrônico possibilita o acesso ao histórico do paciente, otimizando o diagnóstico, o que garante uma gestão de excelência e transparência”, afirma Gilberte Lucas. Os investimentos seguem também na área de segurança, com a implantação do sistema de monitoramento por câmeras. 
 
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e está localizada na rua Barão do Rio Branco, nº 621. Os agendamentos são feitos através das unidades Básicas ou de Saúde da Família, marcados pela Central Municipal de Regulação.


Comentários

Leia também