Programa De Olho na Cidade

08/04/2021 - 15:34

TETO: Brasil mobiliza jovens voluntários para construção de moradias

Feira de Santana
TETO: Brasil mobiliza jovens voluntários para construção de moradias
Foto : Divulgação
A ação, que visa construir moradias emergenciais para pessoas vulneráveis que vivem em favelas, conta com a participação de centenas de voluntários que se reúnem com moradores e moradoras de favelas urbanas para substituir barracos precários por um modelo de casa pré-moldada de 18m². 
 
Para você doar é fácil, com valores a partir de R$10,00 você já consegue construir uma vida melhor para alguém: https://doe.teto.org.br/ba-juelane-adm/single_step
 
Neste ano, por conta da pandemia, os jovens voluntários tiveram que usar as redes sociais para conseguir arrecadar as doações necessárias. 
 
 De acordo com dados de 2019 do IBGE, 44,4 milhões de pessoas integram o grupo de 50% com menor renda e média salarial de R$747 por mês, valor inferior ao salário mínimo. Os baixos salários das pessoas que vivem nesses locais,  não as permitem permanecer na cidade formal, tendo como saída viver em favelas precárias, sem acesso a serviços básicos como saneamento e eletricidade.
 
Também aguardando a construção está o voluntariado do TETO. Os jovens ocupam, hoje, um quarto da população do País. Segundo o IBGE (Censo 2010), são 51,3 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos vivendo no Brasil. Mas afinal, o que move a juventude brasileira? Podemos afirmar que transformar a realidade em que vivem é uma pauta comum entre eles. É o que aponta pesquisa feita pela Secretaria Nacional da Juventude, que constatou que cerca de nove em cada dez dos entrevistados responderam que acreditam que os jovens podem mudar o mundo, sendo que, para sete deles, podem mudá-lo e muito.
 
Isso fica evidente quando destacamos o trabalho voluntário. Em crescimento exponencial nos últimos anos, o voluntariado fala para público que clama por espaços de participação e se torna uma forma de protagonismo juvenil. Só no anopassado, a TETO Brasil mobilizou quase 10 mil jovens em suas atividades, como a construção de moradias emergenciais, sendo que 77% têm entre 18 e 22 anos.
 
Entre os voluntários envolvidos  está Juelane Santos, que em entrevista ao Portal de Olho na Cidade, contou que ver o sorriso das pessoas é a sua maior motivação. 
 
Sobre o TETO:
 
TETO é uma organização internacional que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas favelas mais precárias, por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários.
 
Com a implementação de um modelo de intervenção focado no trabalho lado a lado com moradores de comunidades, o TETO conta com soluções de moradia e projetos de melhoria do entorno da comunidade, como a construção de  casas emergenciais, associações comunitárias, reforma de acessos, projetos de pavimentação, além do fortalecimento de lideranças comunitárias e oficinas de direito.
 
O TETO é associado à organização internacional TECHO, presente em 19 países da América Latina. Há mais de 10 anos no Brasil, a organização já trabalhou em mais de 120 comunidades, construiu mais 3.400 casas emergenciais, desenvolveu 30 projetos comunitários e mobilizou mais de 45 mil voluntários.


Comentários

Leia também