Programa De Olho na Cidade

28/03/2021 - 06:05

Lutadora do UFC, Virna Jandiroba destaca avanços da mulher dentro do esporte

Março Mulher
Lutadora do UFC, Virna Jandiroba destaca avanços da mulher dentro do esporte
Em entrevista aos programas Jornal do Meio Dia (Princesa FM) e De Olho na Cidade (Sociedade News), a lutadora da modalidade peso-pena do UFC, Virna Jandiroba, destacou os avanços da mulher dentro do esporte.
 
Para ela, ainda há muito o que se conquistar. “Temos caminhado bastante, mas, por exemplo, dentro do MMA há uma remuneração digna. Fazendo uma análise geral, a gente sabe que ainda há muita desigualdade entre homens e mulheres no esporte”, conta.
 
Sobre a liberdade feminina em praticar esporte, ela lembra que em tempos passados a história não era assim. “Através da luta de muitas mulheres hoje a gente pode praticar esporte, isso é algo recente. Até a década de 40 era proibida a prática de esporte por mulheres e então é um ganho, mas precisamos caminhar muito para termos oportunidades equivalente”, diz Virna.
 
Virna encontrou muitas dificuldades no início da carreira e elencou as diferenças de sexo como um dos vilões. “A questão do gênero está posta em todas as circunstâncias. De forma geral o esporte ainda é um espaço predominantemente masculino, e para sermos respeitadas a gente rala muito. Não é de forma natural e precisamos conquistar esse espaço”, reflete.
 
A lutadora também opinou sobre a pratica do MMA em Feira de Santana e diz ser encorajadora de outras mulheres que desejam entrar na modalidade esportiva.
 
“Espero ser um bom exemplo, assim como tive muitas mulheres referências para mim. Quando você fala de representatividade, falamos que é possível acontecer. Na região de Feira de Santana, por termos referências femininas, muda o cenário e hoje encontramos muitas mulheres praticando. O cenário está muito mais favorável do que tempos atrás”, finaliza.

Comentários

Leia também