Engenheiro explica importância de aplicação de normas para evitar patologias em obras
Chame o Síndico
Não é somente na saúde que o termo patologia é utilizado. Nas construções é relacionado geralmente ao processo de concretagem.
Os profissionais desta área precisam se manter informados para aprender a lidar com todas as questões complexas que envolvem a construção de empreendimentos, segundo o engenheiro Jackson Azevedo.
“É muito importante conhecer o máximo de patologias possível, como também as estratégias para evitá-los de maneira prática e eficiente nas áreas dos empreendimentos”.
Ainda de acordo com o profissional, as patologias variam de acordo com o tipo de obra, o sistema construtivo e região.
“As rachaduras, por exemplo, representam um estado agravado de ruptura dos materiais e ocorrem em função da incapacidade de resistência do material com as cargas que a estrutura deve suportar. São fragmentações nos elementos construtivos que pode inviabilizar uma edificação e tem risco”, contou.
Jackson indica que existem diversos estudos e estratégias para evitar ocorrências de patologias como normas que estabelecem parâmetros mínimos para o desempenho das edificações, desde a durabilidade até manutenibilidade.