Programa De Olho na Cidade

25/02/2021 - 20:32

Lockdown é a solução na Bahia?

Jorge Biancchi

O governador Rui Costa lockdown no final de semana para as atividades comerciais não essenciais das cidades da Bahia. Em Feira de Santana, o prefeito Colbert, vai se reunir com o segmento comercial, mas a tendência é seguir o mesmo caminho de Salvador, fechando o comércio a partir de amanhã e só retornando na segunda.

A minha pergunta é: é a solução fechar o comércio? Resolve? Na minha opinião não resolve, não é a solução. O comércio não aguenta pagar essa conta, e o governador já disse que a depender do resultado pode fechar tudo a partir da próxima segunda.

Sabe qual é a solução? Ampliar os leitos! Como o município já anunciou essa semana em nosso programa, que está ampliando os leitos, temos agora 18 e vamos a 23 leitos. Estamos sugerindo aqui para ao governo do estado, abrir um hospital de campanha regional.  Como vamos atender 4 milhões de pessoas com apenas 58 leitos? 40 no Hospital Geral Clériston Andrade e 18 no Hospital de Campanha. Não tem como atender, o primeiro passo é ampliar o número de leitos.

Agora vai fechar o comércio?  Se você for olhar, talvez seja o segmento que mais está colaborando para combater a Covid-19, com álcool em gel, máscara, distanciamento social. Vai sacrificar ainda mais? Quem vai pagar as nossas contas? Quem vai pagar o salário do trabalhador?  

O auxilio emergencial até agora, nada. E se sair será em uma proporção bem menor do que era antes. Com todo respeito ao prefeito e ao governador Rui costa, mas não é a solução.

Se tem alguma empresa descumprindo as regras, que ela seja punida, mas é aquele ditado, o justo não pode pagar pelo pecador.



Comentários

Leia também