Programa De Olho na Cidade

14/01/2021 - 06:38

Pais e colégios organizam carreatas pela reabertura das escolas em Feira

Feira de Santana
Pais e colégios organizam carreatas pela reabertura das escolas em Feira
Movimentos de pais, médicos e escolas preparam uma mobilização nacional para o próximo sábado (16) para reivindicar a volta das aulas presenciais.
 
Os grupos de pais e escolas elencam argumentos também divulgados em um manifesto de pediatras pela volta às aulas. Eles listam estudos que mostram, em essência, que as crianças adoecem menos e não são supertransmissoras do vírus, como se pensava no início da pandemia --pelo contrário, desde que cumpridos os protocolos de segurança nas escolas, é possível evitar a transmissão entre elas.
 
Em Feira de Santana, o movimento ocorre em frente ao Núcleo de Educação do Estado, na Av. Presidente Dutra, às 8h.
 
Professores afirmam que a sala de aula é um ambiente mais seguro para elas do que shoppings, restaurantes e outros estabelecimentos que já reabriram e aos quais elas têm sido levadas com suas famílias.
 
O fechamento das escolas também tem sido associado ao aumento da desigualdade educacional, ao abandono escolar e a transtornos de saúde mental, em especial ansiedade.
 
O intervalo de dez meses sem aulas presenciais coloca o Brasil na contramão do que ocorre em países da Europa e da Ásia e em diversos estados dos EUA, que já as retomaram em algum momento desde o início da pandemia.
 
O Reino Unido, por outro lado, voltou atrás no início do ano e ordenou o fechamento da maior parte das unidades escolares do país devido à circulação de uma nova e mais transmissível cepa do vírus.

Comentários

Leia também