Programa De Olho na Cidade

10/01/2021 - 12:15

Enem: como controlar o emocional no dia da prova

Educação
Enem: como controlar o emocional no dia da prova
Foto: Agência Brasil
Só quem é ou já foi pré-vestibulando sabe o turbilhão de emoções e expectativas que rondam as provas. A poucos dias do Enem, aposto que mesmo os mais contidos já se pegaram pensando alguma vez em qual será o tema da redação, se estudou o suficiente alguns conteúdos e se é melhor refazer mais uma vez as questões de Ciências Humanas do ano passado…
Ficar apreensivo em relação à prova é normal, o que não pode é deixar que a ansiedade tome conta da sua rotina e atrapalhe seu rendimento, especialmente no dia da prova. Para te ajudar a evitar que isso aconteça, conversamos com o educador Eduardo Calbucci, um dos fundados do Programa Semente, que trabalha com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em escolas.
Em entrevista ao Portal De Olho na Cidade, o psicólogo Neyldson Moreira destacou que é preciso se preparar psicologicamente para o dia da prova.
“É preciso aprender a controlar as condições fisiológicas, precisamos controlar a nossa respiração, trabalhe o autocontrole sobre as outras coisas que te deixam ansioso. O medo de se atrasar para a prova, ter problemas com documentos e outras coisas práticas podem ser facilmente resolvidos.” Destacou o psicólogo.
Ainda segundo o especialista, nessa fase próxima à prova, o ideal para controlar a ansiedade e a insônia é manter uma rotina de estudo, mas também de relaxamento e lazer.

“Costumamos levar os problemas que não resolvemos durante o dia, para pensar a noite na hora de dormir, além disso, pegamos o celular para distrair. A cada foto que vemos no instagram, o nosso cérebro precisa se concentrar pra assimilar aquilo, então o que deveria relaxar acaba se tornando estressante e opressor pra gente.” Explicou.

O psicólogo conta que é necessário fazer coisas agradáveis durante esses dias anteriores para que o seu psicológico e o seu corpo entrem em harmonia.
 

Comentários

Leia também