Programa De Olho na Cidade

09/01/2021 - 06:10

Nutricionista dá dicas de alimentos que podem ajudar a controlar a ansiedade

Saúde
Nutricionista dá dicas de alimentos que podem ajudar a controlar a ansiedade
A ansiedade, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, é uma condição caracterizada por preocupação excessiva diante de situações consideradas preocupantes ou estressantes. Quem sofre com esse distúrbio psicológico, que apresenta uma gama de sintomas, enfrenta muitas dificuldades no dia a dia, mesmo em situações menos estressantes. Algumas pessoas experimentam o problema apenas em momentos de nervosismo intenso, que podem ocorrer muito raramente.
 
A nutricionista Geralda Dias, conta que a alimentação para diminuir e controlar a ansiedade deve incluir alimentos ricos em magnésio, ômega-3, fibras, probióticos e triptofano. 
 
"O ácido ascórbico, ou a popular vitamina C, ajuda a minimizar os efeitos da ansiedade porque atua diretamente na redução do cortisol. Assim, o consumo desse grupo de frutas deve ser estimulado porque promove melhoria no desempenho das funções cerebrais."
 
Segundo Geralda, alimentos que possuem flavonoides na sua composição, como o chocolate, também são aliados para o controle da ansiedade. 
 
"O chocolate, principalmente o amargo, possui flavonoides em sua composição: um antioxidante que também favorece a produção de serotonina. Nos níveis ideais, a serotonina aumenta a sensação de leveza e de bem-estar, melhora o humor e diminui os efeitos negativos da ansiedade sobre a mente e o corpo." Destacou.  
 
A nutricionista explica que a alimentação não pode vim sozinha, é ideal que haja o acompanhamento médico e psicológico. Além disso, atividades físicas regulares são aliadas na luta. 

Comentários

Leia também