Programa De Olho na Cidade

08/01/2021 - 16:08

Trump anuncia que não irá à posse de Joe Biden

Mundo
Trump anuncia que não irá à posse de Joe Biden
Foto: Doug Mills/The New York Times

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua conta no Tiwitter nesta sexta-feira (8) para afirmar que não participará da posse do presidente eleito Joe Biden em 20 de janeiro. Umdia antes de o Congresso norte-americano dá a certificação ao democrata como vencedor das eleições de novembro, o republicano reconheceu publicamente pela primeira vez que deixará a presidência e “prometeu uma transferência suave e ordeira”.

“A todos os que me pediram, não irei à posse no dia 20 de janeiro”, escreveu o republiano no Twitter.

Com a negativa de Trump, chega ao fim uma tradicional cerimônia de entrega do cargo do Executivo do EUA ao sucessor vencedor das eleições. Curiosamente, quando Trump assumiu a Casa Branca, em 2017, Barack Obama compareceu ao evento e cumprimentou o republicano.

De acordo com o G1, mesmo com a ausência de Trump, seu vice-presidente Mike Pence deve participar da cerimônia e transmitir o cargo para a eleita Kamala Harris. Os únicos três presidentes que faltaram à posse dos seus sucessores foram John Adams (em 1801), John Quincy Adams (em 1829) e Andrew Johnson (em 1869).

 
 


Comentários

Leia também