Programa De Olho na Cidade

07/01/2021 - 15:43

Médico baiano lança livro sobre história de Santa Casa de Cachoeira

Cultura
Médico baiano lança livro sobre história de Santa Casa de Cachoeira
Nos 292 anos do Hospital  São João  de Deus, o Doutor João Batista de Cerqueira, produziu sua tese de doutorado pela Universidade Federal da Bahia pesquisando sobre a mesma, no livro "Caridade, política e saúde", revelando fatos históricos surpreendentes ocorridos no quase tri centenário do hospital. 
 
Em entrevista ao Portal De olho na cidade, no dia do leitor, o Dr. João Batista, conta que a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira foi a primeira Irmandade de Santa Casa instituída por ato do Imperador D. Pedro I, no Brasil independente de Portugal, com o destacado papel no início da política de assistência no Brasil Imperial. 
 
“O foco principal é a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira. Ela é a única das Santas Casas a ser inaugurada por D. Pedro I. Essa Santa Casa se tornou a referência para os monárquicos brasileiros. Além do hospital, a casa assistia os presos, cuidava dos menores rejeitados, respaldava as moças ainda não casadas. A Santa Casa tinha uma gama de atividades socioambientais.” Afirmou João. 
 
Com um conteúdo enriquecedor, João viajou até Lisboa para adquirir mais informações sobre a história da Santa Casa. “Esse livro é um acúmulo de pesquisas feitas em 5 anos. Para isso eu fiquei entre cachoeira, salvador e até Lisboa. Foram dois anos escrevendo, e é uma obra bastante respaldada em fontes primárias, feita para entender como é importante a história do nosso recôncavo baiano”. Completou João.


Comentários

Leia também