Programa De Olho na Cidade

31/12/2020 - 15:41

Especialistas debatem Inovação digital e tecnológica em gestão condominial

Chame o Síndico
Especialistas debatem Inovação digital e tecnológica em gestão condominial

Nesta quinta-feira (31) foi realizado o Chame o Síndico especial de Fim de ano, com uma mesa redonda voltada a discussão de gestão condominial e novas tecnologias para os empreendimentos, em parceria com a Anptec- Energia Solar, Solutio- administradora de Condominios e Portsaf.

Flávia Carvalho, especialista em gestão condominial; André Lima da Ampitec- Energia Solar e Evandro Barbosa, especialista em segurança de condomínios, integraram a mesa com a mediação de Jorge Biancchi.

Assuntos como economia de energia em condomínios, como fazer um melhor planejamento mensal, importância de um plano de ação, e muitos outros, foram tratados na entrevista especial.

 

Segurança no fim de ano

Evandro Barbosa, destacou que as viagens continuam sendo feitas, com isso a segurança da sua casa e do condomínio devem ser redobrados.

“Todas as vezes que você sair de casa, é importante que você deixe a sua casa protegida. É preciso que o condomínio tenha um sistema de segurança preparado para proteger a sua casa. É importante ter profissionais capacitados e treinados na portaria para entender que no final do ano nem todos pessoas estão nas suas casas, e por isso a atenção deve ser intensificada.”

Economia com energia solar

O especialista em energia solar, André Lima, frisou que para uma economia maior na conta do final do mês, a energia solar é uma parceira fundamental.

“Quando pensamos em gestão, uma gestão eficiente, precisamos da energia solar pra conta fechar. A utilização de custos fixos do condomínio pode sim ser mudada. Muitos empresários, e até os próprios síndicos começaram a pensar em como reduzir os gastos em casa, e no condomínio, durante a pandemia, e hoje a energia solar está diretamente atrelada a diminuição de gastos.

Além disso, André explica que as linhas de financiamento da tecnologia, permitem que os condomínios paguem o valor do investimento com a sua economia mensal na conta de energia.

Plano de ação para condomínios

Flávia Carvalho, especialista em gestão de condomínios, explica que ter um plano de ação é fundamental para melhor organização.

“É natural nos meses do final do ano temos uma inadimplência maior por diversos motivos, entre eles as férias, esquecimento, dentre eles várias outras coisas. Nosso objetivo agora é criar um plano de ação para que os condomínios possam atravessar o ano de 2021 com maior segurança e já pensando até na inadimplência." afirmou a advogada. 

Segundo Flávia, cabe o síndico diante deste cenário uma liderança efetiva. "São várias obrigações do síndico, não somente definir valor da taxa condominial, mas estabelecer critérios de segurança e manutenção preventiva de equipamentos e estruturas." Finalizou Flávia. 



Comentários

Leia também