Programa De Olho na Cidade

06/12/2020 - 08:16

Chefe de cartório explica processo para se justificar ausência nas eleições

Eleições 2020
Chefe de cartório explica processo para se justificar ausência nas eleições
Quem não compareceu às eleições realizadas no último domingo (30) tem até 60 dias corridos do período do pleito para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. A justificativa deverá conter a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. 
 
Em entrevista ao Portal De Olho na Cidade, o presidente da zona 156 de Feiras de Santana, Danilo Pereira, explicou que a requisição pode ser feita por meio do aplicativo de celular e-Título, pelo Sistema Justifica ou por meio do comparecimento a um cartório eleitoral para a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser preenchido aqui. "O requerimento pode ser enviado pelos correios ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.", disse. 
 
O eleitor que deixou de votar e não justificou a ausência no dia da eleição poderá apresentar justificativa até 14 de janeiro de 2021 (ausência no primeiro turno) e até 28 de janeiro de 2021 (ausência no segundo turno).
 
O acolhimento ou não da justificativa apresentada ficará a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor for inscrito. Enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor não poderá, entre outras coisas, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.


Comentários

Leia também