Programa De Olho na Cidade

20/11/2020 - 16:02

Fortalecimento muscular pode prevenir lesões, diz especialista

Novembro Azul
Fortalecimento muscular pode prevenir lesões, diz especialista

Sofrer uma lesão é algo desanimador para praticantes de atividade física, não importa se você é um atleta profissional, ou se joga apenas por diversão, a lesão pode atrapalhar os seus treinos, sua diversão e até a sua vida pessoal.

A primeira coisa que precisamos ficar atentos quando falamos sobre lesões por atividades físicas é o tamanho do intervalo entre as práticas. Se a única atividade que você faz é jogar uma bola no domingo, você está mais propenso a se lesionar do que alguém que se exercita periodicamente, várias vezes na semana.

Em entrevista ao Portal De Olho na Cidade, o médico ortopedista, Dr. Leonardo Rodrigues, contou o que pode ser feito para tentar evitar essas lesões.

“Para prevenir as lesões musculares, é preciso ter sempre uma orientação do educador físico ou de um médico ortopedista para o avanço nos exercícios físicos. Os homens mais idosos precisam ter a musculatura fortalecida, uma dieta rica em cálcio e exercícios fortalecedores são essenciais.”, disse Leonardo.

O fortalecimento muscular consiste em tonificar e definir os músculos sem que a pessoa precise necessariamente ganhar muita massa muscular. É uma forma de melhorar e preservar a saúde muscular, permitindo movimentos mais seguros e autossuficientes. A prática de fortalecer os músculos é extremamente importante não só para a saúde dos músculos, mas também dos ossos, pois estes se tornam mais resistentes a supostas tensões que possa causar eventualmente algum tipo de fratura.

Muitas pessoas realizam exercícios para fortalecimento com intuito de ter corpo bonito sem precisar ficar musculosos, por pessoas que precisam se recuperar de alguma lesão e até mesmo por idosos em busca de prevenção de lesões e fraturas. Mas, é preciso sempre buscar um profissional da área para a adaptação dos exercícios a cada necessidade.



Comentários

Leia também