Programa De Olho na Cidade

19/11/2020 - 12:09

Pandemia e Educação: 'E agora, José', estudantes, famílias e comunidade feirense?

Educação
Pandemia e Educação: 'E agora, José', estudantes, famílias e comunidade feirense?

Rememorando Carlos Drummond de Andrade, “E agora, José”, estudantes, famílias e comunidade feirense? Para apresentar um pouco sobre como poderá funcionar a Educação em 2021, nos reencontramos de modo virtual, na noite da segunda-feira (16), com as famílias que precisaram/preferiram retirar seus filhos da Nossa Escola João Paulo I durante a pandemia. Foi um momento esclarecedor, de saudade e de apresentação de realidades tão distintas. Nossa pauta foi extensa. Alguns temas estão abaixo.

Falsas “verdades” espalhadas em nossa cidade para 2021

 

– O ano letivo será com aula presencial:

 

Não é verdade! Aula presencial só com ordem dos poderes públicos. Portanto o que temos de concreto é a continuidade do Ensino Remoto em 2021. Quem resolve se pode ser ou não presencial são os poderes públicos e com base nos dados da Covid-19.

 

– Ensino Híbrido:

 

Ele não se resume ao presencial e on-line. Primeiro, o Híbrido só pode acontecer se os poderes públicos autorizarem o presencial. Detalhe, o Ensino Híbrido é uma Pedagogia de Ensino, os professores precisam estar capacitados e conectados para essa proposta. Ela requer muitas habilidades de ensino. Por isso o professor precisa ser formado continuamente em 2020 para trabalhar com esse tipo de Pedagogia em 2021. No momento da matrícula, as Famílias deverão se informar na Escola sobre a formação dos professores nessa perspectiva pedagógica.

– Outra questão seríssima para o histórico escolar do aluno: “Todos darão continuidade aos estudos, até quem não estudou”, dizem por aí.

Como assim? E o Currículo da série/grupo? Qual a proposta da Família e da Escola para recuperar o Currículo que não foi vivenciado pelo aluno? Ficarão em grupos separados? Duas séries no mesmo ano? O Currículo que será adaptado já está escrito para apresentar à comunidade? Que perfil de estudante queremos formar em época de pandemia?

Segredo:Vamos com calma para não comprometer o melhor que está por vir. “Apressado come cru!”. Quem nunca ouviu esse ditado?

Judinara Braz

Diretora da Educação Infantil e do 1º Ano.

Psicóloga especializada em Análise do Comportamento.

Administradora de Empresas com Habilitação em Marketing.

Autora dos livros infantis “Patyline, cadê você?”, lançado neste ano na FLIFS (Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana)e “Sapatinho de Natal”; e “Sala de Aula – A Vida Como Ela É”.

Comentários

Leia também