Programa De Olho na Cidade

24/10/2020 - 06:46

Cães e gatos também podem sofrer de câncer de mama, diz veterinário

Outubro Rosa
Cães e gatos também podem sofrer de câncer de mama, diz veterinário
Em alusão ao Outubro Rosa, mês em que a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama procura conscientizar as mulheres da importância de adotar medidas preventivas, veterinários chamam atenção para que o cuidado também se estenda aos animais de estimação.
 
Em entrevista ao Portal de Olho na Cidade, o Médico Veterinário Luciano Muritba, falou sobre a incidência da doença nas cadelas. 
 
“Com relação ao tumor de mama, existe uma grande taxa de incidência nos pets que atendemos, cadelas com o tumor de mama compreendem cerca de 30% dos animais com cerca de 7 anos.” Disse Luciano. 
 
A maior incidência da doença é em fêmeas, contudo, entre 1% e 3% dos casos são diagnosticados também em machos. Os tumores de mama têm uma tendência a aparecer em cadelas adultas, entre 4 e 12 anos de idade. Já as gatas podem desenvolver a partir de um ano de vida. 
 
O diagnóstico e o tratamento precoce da lesão, assim como nos humanos, é também a melhor forma de proporcionar um prognóstico e, talvez a possibilidade da a cura do tumor. “Primeiro é preciso fazer um diagnostico, as pessoas devem fazer apalpação nas mamas das fêmeas, lembrando que ela tem 10 mamas, assim que for notado alguma alteração, o animal deve ser encaminhado para o veterinário.” Disse o médico. 
 
Segundo Luciano, a melhor forma de prevenir tumores mamários é a castração antes do primeiro cio ou logo depois do primeiro cio. “A castração é a melhor forma de prevenir doenças no seu animal, é a castração. Além de evitar fugas, sangramentos, diminuição do sistema imunológico que abre porta para várias doenças, a castração vai evitar tumor de mama e tumores de próstata no macho.” Disse o médico. 
 
Outubro Rosa Pet
 
O tumor de mama é uma doença séria que leva muitos animais a óbitos, é preciso prevenir o caso nos animais. Apareceu um tumor de mama é necessário levar o animal com urgência para um acompanhamento veterinário. 
O outubro Rosa Pet da clínica O Bicho deste ano, está acontecendo de forma diferente, segundo Luciano. Neste ano, devido a pandemia, qualquer pessoa que levar o animal de estimação para a castração na clínica, vai ganhar um voucher que irá ser doado para uma ONG de Feira de Santana. A ONG que apresentar o voucher vai poder utilizá-lo na clínica e castrar qualquer animal gratuitamente.

Comentários

Leia também