Programa De Olho na Cidade

22/10/2020 - 12:22

Harmonização facial pode aumentar a autoestima da mulher com câncer, diz especialista

Outubro Rosa
Harmonização facial pode aumentar a autoestima da mulher com câncer, diz especialista
Passar por um tratamento contra o câncer não é nada fácil. Quimioterapia e radioterapia afetam as células como um todo, sejam tumorais ou não, provocando efeitos colaterais diversos. Alguns deles afetam o visual; logo, é muito comum que pacientes oncológicos procurem tratamentos estéticos para aumentar a autoestima. Mas realizar alguns procedimentos sem o devido acompanhamento médico pode ser perigoso.
 
Em entrevista ao Jornal do Meio Dia da Rádio Princesa FM (96,9), o médico otorrinolaringologista Dr. Artur Grinfeld, comentou sobre a utilização da harmonização facial para aumentar a autoestima da mulher com câncer. 
 
“Não temos contraindicações para a harmonização facial da mulher com câncer, muitas vezes as mulheres perdem um pouco do colágeno por conta da quimioterapia e da radio, por isso é comum utilizar esses procedimentos voltados a aumentar a autoestima da mulher.’’ Disse ele. 
 
Cada paciente terá uma reação diferente ao tratamento ao qual está submetido, mas existem alguns cuidados gerais. A hidratação da pele, por exemplo, deve ser constante de acordo com a orientação da equipe médica. Outra recomendação geral é o uso de protetor solar, devidamente receitado pelo oncologista ou dermatologista, e de roupas adequadas para que a exposição ao sol seja reduzida possível.
 
Grinfeld reitera que “É preciso haver uma conversa com o oncologista, para que ele autorize o procedimento no tempo certo, se todos estiverem em comum acordo, o paciente já pode fazer o procedimento de harmonização facial para aumentar a sua autoestima.”

Comentários

Leia também