Programa De Olho na Cidade

15/10/2020 - 15:44

O câncer se comporta de maneira diferente em cada paciente, diz oncologista

Outubro Rosa
O câncer se comporta de maneira diferente em cada paciente, diz oncologista

O câncer é causado por alterações da estrutura genética (DNA) das células, as chamadas mutações. Cada célula sadia possui instruções de como devem proceder, ou seja como crescer e se dividir, o período de funcionamento e de sua morte. Na presença de qualquer erro nestas instruções pode surgir uma célula alterada que venha a se tornar cancerosa.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. 

Em entrevista ao Programa de Olho na Cidade da Rádio Sociedade News FM, a médica oncologista, Dra Keila Bittencourt, destacou os fatores de risco da doença.

 “Alguns fatores de risco podem nos alertar sobre uma maior chance dessas mulhres apresentarem o câncer de mama em uma idade mais precoce, como por exemplo, um histórico familiar de câncer de mama e câncer de ovário, casos de câncer de mama em homens na familia, alcoolismo, sedentarismo, entre outros fatores que podem aumentar o risco da doença.” Disse.

Diferentes tipos de câncer podem se comportar de formas distintas. Por essa razão os pacientes com câncer precisam receber o tratamento adequado para seu tipo específico de câncer.

“Ao identificar um “caroço” na mama, o ideal é procurar um médico para a avaliação adequada. Somente o médico pode individualizar o caso e passar os exames adequados.” Reiterou Keila.

Comentários

Leia também