Programa De Olho na Cidade

11/10/2020 - 10:07

A importância do rádio para as eleições municipais

Jorge Biancchi

O Datafolha acaba de divulgar uma pesquisa que mostra que o eleitor confia nos veículos de comunicação e no jornalismo, muito mais que nas mídias digitais e redes sociais. O levantamento foi realizado entre os dias 05 e 06 de outubro, com eleitores de quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. 1.092 pessoas foram ouvidas. Os jornais contam com 41% de confiança e o rádio vem na mesma faixa, junto com a TV, com 41% de confiabilidade.

Quando se fala da mídia digital e das redes sociais, a desconfiança é muito grande. 6% apenas confiam no WhatsApp e 7% no Facebook. Embora, as redes sociais façam parte do cotidiano do brasileiro, quando relacionadas à notícia, a confiança ainda é muito pequena. Grande parte da população entende ainda que, a rede social é quem define uma eleição. Os números estão mostrando muito ao contrário.

A pesquisa mostra que o rádio e a TV são essenciais para uma cobertura de eleição, e por isso que temos afirmado em nossos comentários, principalmente nas rádios Sociedade News FM e Princesa FM, que em período de pandemia, mais do que nunca estes veículos serão essenciais. O horário eleitoral e as entrevistas serão decisivas para definir o pleito em Feira de Santana e em todo o país.

Os políticos estão restritos por conta da pandemia, e não terão um maior contato com os eleitores. Mesmo que tivessem, não teriam como chegar a todas as pessoas em um período tão curto. Então, os veículos de comunicação em massa, continuam sendo essenciais e isso reforça a força do rádio.

Feira de Santana é uma cidade que tem uma cultura muito forte de ouvir rádio. “O rádio não atrapalha quem trabalha”, como diz o nosso colega Tanúrio Brito. Eu costumo também dizer que, se você tirar o rádio por uma semana da cidade, ela praticamente ficará sem saber o que acontece no seu dia a dia. Ele acaba municiando as outras mídias, como os portais de notícia. A televisão tem um espaço muito curto para informar os acontecimentos da nossa cidade e região. O rádio continua sendo uma paixão do povo feirense, do povo brasileiro.

Comentários

Leia também