Programa De Olho na Cidade

09/10/2020 - 06:27

Vendas do varejo baiano cresceram 8,5% em agosto

Economia
Vendas do varejo baiano cresceram 8,5% em agosto
Foto: Josenildo Almeida/SeplanGOVBA

O total comercializado pelo varejo baiano cresceu 8,5% em agosto, no comparativo com o mês imediatamente anterior. O dado integra a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)/IBGE, analisado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)/Seplan. Em relação a igual mês do ano anterior, as vendas no comércio varejista também subiram (6,7%). Estes dados são da série livre de influências sazonais.

No acumulado do ano, o balanço de 2020 representa um recuo de 7,9%. “O comportamento do varejo na Bahia no mês de agosto reforça a expectativa de que o setor segue no sentido de recuperação. Este resultado representa o quarto positivo verificado consecutivamente nos últimos meses”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Segundo a SEI, o setor continua sendo influenciado pela flexibilização das medidas de isolamento social, além da liberação do auxílio emergencial.

“É importante pontuar, também, que as estratégias bem sucedidas no combate à Covid-19, como ampliação de leitos e definição de rigorosos protocolos para reabertura, deram confiança tanto aos consumidores quanto aos empresários permitindo uma retomada econômica segura na Bahia”, comentou o diretor de Indicadores e Estatísticas da SEI, Armando de Castro.

Comentários

Leia também