Programa De Olho na Cidade

13/09/2020 - 06:34

Médico faz alerta sobre câncer de intestino

Saúde
Médico faz alerta sobre câncer de intestino
Quando se fala em tipos de câncer, os primeiros que vêm à mente e que mais preocupam a maior parte da população são o de mama e o câncer de próstata.  Mas há um tipo de câncer que figura entre os mais frequentes, mas é bastante esquecido: o câncer colorretal. Todo ano, mais de 1 milhão de casos são diagnosticados em todo o mundo, e aproximadamente 700 mil mortes são associadas a ele.
 
De acordo com o médico gastroenterologista, Luíz Almeida, a doença está ligada a dietas pobres em fibras, obesidade, consumo excessivo de carnes processadas e de cigarro, além do sedentarismo e genética. 
 
Entre os sinais de alerta, o médico cita a alteração no ritmo intestinal, os sangramentos na região e as distensões abdominais.  “É uma doença silenciosa, que exige uma atenção especial na prevenção”, diz.
 
Evitar consumir carne vermelha e embutidos em excesso, incluir fibras como verduras e frutas em sua alimentação diária, fazer exercícios regularmente, consultar um médico regularmente, principalmente se tem casos d na família, além de fazer exames periodicamente, principalmente após os 50 anos são modos de evitar o surgimento da doença, reforçou o médico.
 
O mês de setembro é dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de intestino, essa é uma campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. 

Comentários

Leia também