Programa De Olho na Cidade

11/09/2020 - 06:41

Pesquisa mostra polarização em Feira de Santana

Jorge Biancchi

A pesquisa realizada pelo jornal A Tarde, em parceria com o instituto Potencial Pesquisas, mostra a polarização neste momento entre dois nomes: o candidato do PT, Zé Neto e o candidato à reeleição, Colbert Filho, do MDB. O petista aparece com 29% das intenções de votos e o atual prefeito com 22%. Carlos Geilson aparece em terceiro lugar com 9%, Roberto Tourinho com 5%, o empresário Carlos Medeiros, José de Arimatéia e a deputada Dayane Pimentel, ambos com 2%, a presidente do PSOL Feira, Marcela Prest, com 1%.

Neste momento, há uma polarização, entre o grupo do governador Rui Costa e o grupo do ex-prefeito, José Ronaldo. A pesquisa retrata um momento atual, o horário político deve ser decisivo. Já acompanhamos na história da política baiana, muitos candidatos que começaram na lanterna e que ganharam as eleições, a exemplo do atual governador Rui Costa, que no início da campanha eleitoral, tinha 3% e acabou vencendo no primeiro turno. Claro que cada eleição tem a sua história, nem sempre o que aconteceu em determinado pleito, se repete em um atual, mas, é bom lembrar que as propagandas de rádio e TV ainda não começaram.

É bom estar na liderança nas pesquisas? é claro! É essencial estar bem colocado, mas isso não garante vitória para ninguém. O horário eleitoral costuma ser muito decisivo e é quando os candidatos apresentam os seus projetos, e os eleitores estão mais focados na campanha, nas propostas e nas críticas feitas durante o processo. Neste momento, não há vencido, nem vencedores, cada candidato deve avaliar as pesquisas e entender que o momento crucial ainda está por acontecer.

Comentários

Leia também