Programa De Olho na Cidade

06/09/2020 - 10:37

Setembro Amarelo o ano inteiro

Saúde
Setembro Amarelo o ano inteiro

Setembro é o mês escolhido para a prevenção e o enfrentamento ao suicídio. 

Por ano, esse mal, que acomete cerca de 12 mil pessoas no Brasil e 1 milhão em todo o mundo, tem como suas principais vítimas os jovens. 17% dos brasileiros já considerou o suicídio e 4,8% destes chegaram a tentar.

O diálogo é imprescindível para a prevenção e o auxílio psicológico é capaz de evitar 90% dos casos. Setembro é apenas um mês de conscientização a respeito de algo que deve ser feito durante o ano inteiro, que é procurar ajuda.

E para falar sobre esse assunto, entrevistamos a Psicóloga Clínica Analista do Comportamento Lorena Santana, que tratou sobre esse tema: “Eu entendo o mês do Setembro Amarelo como uma campanha, uma luta a favor da vida, no sentido de nos debruçarmos sobre a relevância do cuidado para com a nossa saúde mental. Principalmente, diante do cenário pandêmico em que vivemos, há uma crescente fragilidade emocional, que ocasiona um adoecimento psíquico e que, portanto, demanda de atenção, de cuidado e de tratamento, visto que a gente tem um quantitativo significativo de pessoas que pensam, que elegem o suicídio como uma possibilidade de resolução para suas demandas. E que com o acompanhamento devido, seja tanto psicológico, quanto em alguns casos, psiquiátricos, a gente consegue ter bons resultados, revertendo o quadro.”

Comentários

Leia também