Programa De Olho na Cidade

08/08/2020 - 12:15

Psicóloga enfatiza como é fundamental ponderar o que os pais dizem para seus filhos

Dia dos Pais
Psicóloga enfatiza como é fundamental ponderar o que os pais dizem para seus filhos
Imagine crianças em desenvolvimento escutando os pais lhes dizendo que elas são desastradas, medrosas e burras ? Os pais influenciam na construção da identidade de seus filhos, dependendo das palavras pode ajudá-los a ter uma visão positiva ou negativa de si mesmos. 
 
Segundo a psicóloga Larissa Mariana, existe uma tendência de que essas crianças se transformem em adultos com conhecimento pessoal inadequado e baixa autoestima. 
 
“Se elas têm algum problema ajude e não adianta reclamar ao precisar dizer algo várias vezes a elas, porque a fixação na maioria das vezes vem com a repetição” contou. 
 
A especialista diz ainda que crianças que escutam os pais falarem bem de suas habilidades quando estes precisarem citar os pontos em que elas precisam melhorar, já criaram uma base positiva para que elas se sintam capazes de acertar aquilo que não está adequado.
 
Ela diz que mostrar que os filhos devem sentir conforto para falar com os pais sobre suas ações e por isso evite frases que possam fazê-los se lembrar do quanto você os fez se sentirem mal.  
 
“Essa comunicação precisa ser não violenta. Não é pela violência e sim pelo respeito que o pai deve exerce sua posição de liderança com os filhos”, ressaltou.

Comentários

Leia também