Programa De Olho na Cidade

07/08/2020 - 06:25

Pai relata importância do diálogo na adolescência e construção da identidade dos filhos

Dia dos Pais
Pai relata importância do diálogo na adolescência e construção da identidade dos filhos
No próximo domingo (9), muitas famílias vão comemorar o Dia dos Pais e para marcar a data, o portal De Olho na Cidade selecionou algumas histórias de pais e filhos em Feira de Santana numa série de reportagens. 
 
A figura do pai tem diferentes significados, no entanto, todas mostram que não importa se a pessoa foi pai cedo, em uma situação adversa; se cuida dos filhos sozinhos se dividindo entre o papel de pai e mãe; ou se é o maior exemplo de vida para eles, o relacionamento entre pai e filho é essencial para crescimento e desenvolvimento pessoal dos dois.
 
Ariclei Santos, pai de Nícolas, um adolescente de 14 anos de idade, contou que neste período é necessário construir referências marcantes para os filhos, por conta do despertar da independência que surge nesta fase. 
 
“Ouvimos sempre que os tempos são outros e realmente são, pois tenho um relacionamento muito mais aberto com meu filho do que foi com meu pai”, disse, enfatizando que mesmo num século diferente os valores continuam iguais na sua base familiar. 
 
Tabus 
 
Especialistas apontam que falar sobre morte e sexo seguem como assuntos quase intocáveis entre pais e filhos. Ariclei citou que tenta ao máximo manter diálogo com o filho e que isso fará sempre com que em caso de dúvidas exista uma relação de confiança. 
 
“Meu filho ainda não avançou muito neste ponto, todavia eu sempre tenho conversado com ele sobre tudo. Os filhos nos dão sinais e sendo presente desde o início conseguimos lidar melhor”.

Comentários

Leia também