Programa De Olho na Cidade

30/07/2020 - 13:48

Internado há mais de uma semana com Covid-19, médico Elsimar Coutinho é transferido para hospital em São Paulo

Saúde
Internado há mais de uma semana com Covid-19, médico Elsimar Coutinho é transferido para hospital em São Paulo
O médico Elsimar Coutinho, que estava internado no Hospital Aliança, em Salvador, após apresentar caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente da Covid-19, há quase 10 dias, foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
 
Por meio de nota, o Hospital Aliança disse que o paciente vinha apresentando melhora "expressiva dos parâmetros clínicos, [mas que] teve a sua transferência realizada a pedido da família para unidade hospitalar fora do estado da Bahia".
 
Já a assessoria do médico pontuou que, a "situação clínica atual permitiu a decisão da família, em comum acordo com o médico assistente, Roberto Badaró, pela transferência do paciente para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo".
 
A nota ainda pontuou que a família agradece a "assistência de excelência dada por toda a equipe de profissionais do Hospital Aliança, que foi fundamental nesse período".
 
Elsimar estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde o dia 20 de julho. Segundo a equipe executiva do médico, ele foi levado para a unidade de saúde após apresentar dificuldade para respirar. Lá, ele então foi submetido a teste, que deu positivo para a Covid-19.
 
No boletim divulgado no dia 21 de julho, o hospital disse que o médico estava em ventilação artificial e sedado. No do dia 22, divulgou que o médico estava com problemas renais e pulmonares.
 
Já no dia 23 de julho, a unidade médica informou que ele foi submetido a hemodiálise após quadro de disfunção circulatória.
 
Elsimar Coutinho é referência no campo da reprodução humana. Formado em farmácia e depois em medicina pela Universidade Federal da Bahia, Elsimar Coutinho fez pós-graduação em endocrinologia na Universidade de Sorbonne, em Paris, França, e no Instituto Rockfeller, em Nova York, EUA.
 

Comentários

Leia também