Programa De Olho na Cidade

22/05/2020 - 15:18

Dia do apicultor: Ideval Martins conta trajetória vitoriosa da Favo de Ouro

Bahia
Dia do apicultor: Ideval Martins conta trajetória vitoriosa da Favo de Ouro

Hoje, dia 22 de maio, comemora-se o dia do apicultor, e nós ouvimos no Jornal do Meio Dia, da Princesa FM, a história de Ideval Martins, do Apiário Favo de Ouro, ele que começou seguindo os passos do pai, que por um acidente, deixou de caçar e passou a se dedicar a apicultura, ainda em 1939. 

 

“O amor foi crescendo e se tornou a principal atividade dele, em 1944, 1945, ele ganhou prêmios na área de apicultura, ná época o consumo de mel era muito baixo e ele foi criando os filhos e dessa forma criou a sua família. Eu decidi formar em veterinária, sempre ajudando na criação de abelhas, pesquisei sobre, dava aula sobre apicultura e sempre me dedique a pesquisa, formei e em 87 não achava emprego na área de veterinária, resolvi investir na apicultura.”, contou.

 

Ideval conta que o governo da época, de João Durval Carneiro passou a dar incentivo à apicultura. “O mercado começou a ser muito atrativo, as pessoas passaram a conhecer mais, passamos a ver uma oportunidade de ter uma renda, resolvi investir, abri a empresa e cheguei a 800 colméias e não parei mais, fui trabalhar de uma forma mais profissional, tiveram as dificuldades, mas as coisas aconteceram, estamos com 15 funcionários, produzimos vários produtos e passamos o mais importante, a mensagem de que produzir mel ajuda a preservar o meio ambiente. Aqui no nordeste não é muito desenvolvida, mas estamos melhorando, uma das piores coisas que os apicultores colocam e sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos. Pedimos que usem pouco, pois as abelhas são sensíveis a este uso.”, disse o apicultor.


 

Comentários

Leia também