Programa De Olho na Cidade

16/05/2020 - 13:44

Fechar o comércio deve ser a última alternativa

Jorge Biancchi

Diante do aumento do número de casos da covid-19 em Feira de Santana e em toda a Bahia, o comércio está ameaçado de ser fechado, mais uma vez, e o prefeito diz estar atento aos números e fazendo as suas avaliações. Entendemos que antes de fechar o comércio, Colbert deve juntamente com toda a sua equipe, ver outros focos que podem estar contribuindo para o aumento dos casos.

As feiras livres, aos domingos, a prefeitura deve tentar organizar melhor, colocando uma equipe para orientar e para fazer uma campanha educativa. O Centro de Abastecimento também. As agências bancárias, vem aí a segunda parcela do auxílio emergencial, as agências ficaram lotadas em todo o Brasil, Feira de Santana não foi diferente. É preciso encontrar uma maneira de ajudar, de organizar, de conscientizar as pessoas, nas agências que estão fazendo este pagamento e nas demais agências bancárias, precisamos ficar atentos.

Devemos também ver a questão do transporte coletivo, uma frota reduzida faz com que os ônibus fiquem mais lotados, temos a necessidade também de ficarmos atentos à rotina dos bairros, muitas pessoas estão levando na brincadeira, não estão dando a devida importância, com grandes aglomerações em bares, famílias fazendo churrasco, tem de tudo nos bairros, e colocar o foco só no comércio, achando que os casos estão aumentando só lá, é um grande equívoco para este momento.

Pode-se até fechar o comércio, mas seria uma última alternativa. Deveríamos focar em outros pontos que têm gerado aglomerações, talvez o comércio tem sido o segmento que mais tem colocado em prática as orientações municipais como o uso de máscaras para colaboradores, clientes, o uso de álcool em gel, o distanciamento, creio que não se pode “demonizar”, achar que os casos estão aumentando por que o comércio está aberto, pode até ter uma parcela de colaboração, mas talvez seja a menor de todas, se comparam do com as outras aglomerações que têm ocorrido na cidade.

Vamos refletir, para tomar a decisão certa. Apesar de toda a preocupação, Feira ainda está em uma posição bem melhor do que o estado como um todo, aqui surgiu o primeiro caso da covid-19 e que as coisas continuem controladas como estão. Precisamos ficar atentos ao contexto como um todo, pois estamos numa guerra e qualquer vacilo pode ser fatal.

Comentários

Leia também