Programa De Olho na Cidade

30/03/2020 - 12:12

Sem forró: veja lista das cidades baianas que já cancelaram o São João 2020

São João
Sem forró: veja lista das cidades baianas que já cancelaram o São João 2020
O som da sanfona não será ecoado no mês de junho em pelo menos nove cidades baianas que determinaram o cancelamento das festas juninas em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Até a manhã desta segunda-feira (30), a Bahia havia registrado 153 casos confirmados da doença.
 
Na sexta (27), governador Rui Costa (PT) disse que acha pouco provável que os festejos deste ano sejam mantidos para quaisquer cidades do interior da Bahia, mas acrescentou que ainda é cedo para antecipar a decisão.
 
Apesar disso, Conceição do Almeida, na região do Recôncavo da Bahia, se antecipou e foi o primeiro município a anunciar o cancelamento do festejo. Em comunicado, a gestão municipal informou que seguiu orientação da União dos Municípios da Bahia (UPB). 
 
O evento iria receber atrações como Zezé Di Camargo & Luciano, Léo Santana, Harmonia do Samba, Flávio José e Cavaleiros do Forró.
 
Em seguida, a prefeitura de Vitória da Conquista, no Sul do estado, também determinou a suspensão do evento. Em nota, a prefeitura lamentou o fato, ressaltando a importância de medidas preventivas.
 
A prefeitura de São Domingos, que tem um caso confirmado do Covid-19, também decretou o cancelamento da festividade na última quinta (24). 
 
No mesmo dia, a prefeitura de Rio do Antônio também anunciou o cancelamento dos festejos que seriam realizados no Distrito de Ibitira, bem como as festas em comemoração ao 58º aniversário de emancipação política que aconteceriam no mês de julho, na sede do município. Embora não haja nenhum caso confirmado da doença na cidade, a administração pública municipal considera a necessidade de cancelar as festas.
 
O município de Macaúbas foi outro a cancelar os festejos juninos.
 
Já a prefeitura de Alagoinhas que também tem um paciente diagnosticado com coronavírus, informou através de nota que o prefeito Joaquim Neto vai destinar todos os recursos dos festejos para ações de enfrentamento ao coronavírus. 
 
Na última quinta (26), foi a vez da prefeitura de Jaquarari, no norte do estado, cancelar a festa. O prefeito Everton Rocha disse em entrevista a uma rádio local que haverá queda de receitas por parte do Governo, e a saúde e o social terão prioridade durante o período da crise.
 
Além delas, as cidades de Coaraci, no sul da Bahia, e Bom Jesus da Lapa, no oeste, também suspenderam as festas juninas devido à crise do coronavírus.
 
Em entrevista ao BNews, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, disse que a tendência é que haja um cancelamento da festa de forma generalizada em todo o estado. 
 
Outras cidades
 
Cruz das Almas
Ao BNews, o vice-prefeito de Cruz das Almas, Max Passos (PP), contou que a prefeitura está avaliando o avanço da quantidade de casos do Covid-19 no estado.
 
Senhor do Bonfim
Considerada a capital do forró na Bahia, a cidade de Senhor do Bonfim, localizada no norte do estado, também está com a festa junina confirmada até o momento. Mas, para o prefeito Carlos Brasileiro (PT), ainda é “precoce” falar sobre a realização ou não do evento.
 
Amargosa
O futuro do São João de Amargosa ainda é incerto. No entanto, por meio da assessoria de comunicação, a prefeitura sob o comando de Júlio Pinheiro (PT), informou que a festa está mantida até então. 
 
Santo Antônio de Jesus
Já Rogério Andrade (PSD), prefeito de Santo Antônio de Jesus, informou que o município localizado no Recôncavo da Bahia está se preparando normalmente para a realização da festa. Apesar disso, ele não descarta o cancelamento caso a situação de agrave.
 
Fonte: Bocão News

Comentários

Leia também