Programa De Olho na Cidade

14/02/2020 - 17:54

Fake News pode ser evitada com uma simples pesquisa, alerta especialista

Ciência e Tecnologia
Fake News pode ser evitada com uma simples pesquisa, alerta especialista
Sérgio Di Salles

Sérgio Di Salles

 

Recebemos no De Olho na Cidade desta sexta (14), a jornalista e Coordernadora do Curso de Comunicação da FAT, Daniela Ribeiro, que falou sobre as fake news. Segundo ela, a criação e propagação das falsas notícias vêm ganhando muito mais força e um impacto gigantesco, principalmente através das mídias sociais. 

 

“Em época de eleição, este assunto é retomado em grande proporção, as pessoas precisam ficar alertas para que não disseminem assuntos que venham a prejudicar os processos”, disse.

 

Segundo Daniela, é possível identificar informações falsas com simples consultas, ela cita como exemplo um sistema do site UOL, outro do G1 e do próprio Facebook, que já possui um dispositivo que fornece as informações de veracidade de notícias e portais.

 

“As pessoas precisam entender que a internet possui um número gigante de informações e que qualquer um tem acesso a elas, podendo assim identificar com mais facilidade uma fake news. Lembrando que a criação e compartilhamento é crime, então antes de emitir e propagar, é necessário pesquisar”, orientou.

 

Ainda sobre as eleições, Daniela afirmou que as fake news pesaram muito no último pleito, principalmente com a criação de robôs de disparos automáticos, através das redes tradicionais e mensageiros. Para evitar maiores prejuízos, a jornalista orienta que além de se pesquisar, também seja feita uma conscientização das pessoas que estão próximas e não possuem tanta afinidade com a tecnologia.


 



Comentários

Leia também