Programa De Olho na Cidade

11/01/2020 - 09:58

Cadastro Positivo é aberto para consultas neste sábado

Segundo o SPC, cerca de 120 milhões de consumidores que têm crédito nos cinco principais bancos do país entraram para a lista de bons pagadores no país
Brasil
Cadastro Positivo é aberto para consultas neste sábado
Foto: Reprodução/Getty Images
A partir deste sábado (11) os bancos, comerciantes e empresas que emprestam dinheiro já podem consultar o Cadastro Positivo, banco de dados que reúne informações de bons pagadores, para decidir se concedem ou não crédito aos clientes.
 
Segundo o SPC, cerca de 120 milhões de consumidores que têm crédito nos cinco principais bancos do país (Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa), além de outras 100 empresas, entraram no Cadastro Positivo. Essas pessoas foram incluídas automaticamente no banco de dados via e-mail, SMS, ou carta.
 
Nos próximos meses, o banco de dados receberá informações repassadas por empresas de varejo, telefonia e concessionárias de água e luz, para que dessa forma os consumidores que não possuem contas em bancos também entrem para a lista de bons pagadores.
 
O consumidor que recebeu a notificação de inclusão já pode consultar sua nota e histórico financeiro nos sites dos birôs de crédito autorizados pelo Banco Central (Boa Vista, Quod, Serasa e SPC). Para isso, é preciso fazer um cadastro com e-mail e senha, e aceitar um termo de compromisso.
 
Quem não quiser ter os dados no cadastro pode pedir a retirada gratuitamente a qualquer momento em qualquer um dos birôs de créditos – os demais serão comunicados automaticamente.
 
Também é possível solicitar a reinclusão no sistema caso o consumidor se arrependa de deixar a lista.

Comentários

Leia também