Programa De Olho na Cidade

29/11/2019 - 17:45

Câncer de intestino é o que mais mata homens, diz médico gastro

Novembro Azul
Câncer de intestino é o que mais mata homens, diz médico gastro

Kleiton Costa

O câncer de intestino está em terceiro lugar entre as doenças oncológicas que mais matam os homens. O alerta é do médico gastroenterologista Éric Castro, que atua em Feira de Santana.

“A cada ano, ele vem mostrando-se mais incidente na população. Dados de 2017 e 2018 do Inca colocam o câncer de instestino como o terceiro câncer mais comum entre os homens”, relatou o médico.

Em relação aos tumores que atingem o sistema digestivo, o de intestino é o mais comum, sendo seguido pelo de esôfago e de estômago.

Em entrevista ao De Olho na Cidade, Éric informa que o estilo de vida é funamental para evitar o câncer de intestino, assim como outros tipos de câncer. “A prevenção começa quando mudam-se hábitos com adoção de uma alimentação saudável e atividades físicas. Alimentos industrializados, obesidade e bebidas alcoólicas têm relação com o aumento da incidência do câncer do aparelho digestivo”.

Éric explica ainda que as pessoas devem ter mais atenção a partir dos 50 anos, com consultas e exames mais frequentes. Porém, quando há histórico da doença na família não há idade mínima para o cuidado redobrado.



Comentários

Leia também