“Nós vamos fazer uma outra revolução”, afirma Lula sobre novo programa de crédito
A iniciativa visa proporcionar crédito a diversos segmentos da sociedade, desde catadores de papel até pequenos e médios empreendedores, além de crédito para habitação.
Em entrevista à Rádio Princesa FM durante visita a Feira de Santana, o presidente Lula falou sovre o lançamento do programa “Acredita”, que segundo ele, promete ser o maior programa de crédito já implementado no Brasil. A iniciativa visa proporcionar crédito a diversos segmentos da sociedade, desde catadores de papel até pequenos e médios empreendedores, além de crédito para habitação.
“Nós lançamos o programa chamado Acredita que vai ser o mais importante programa de crédito já feito nesse país, crédito pra todo mundo, crédito pra um companheiro que cata papel na rua pra fazer reciclagem, crédito para os pequenos e médios empreendedores, para dono do restaurante, para dono de loja e também crédito para habitação”, afirmou Lula. O peojeto também tem o objetivo de permitir que trabalhadores que ganham um pouco mais e não se enquadram no Minha Casa Minha Vida possam adquirir imóveis de maior valor, com financiamento de casas de até 150 metros quadrados.
O presidente destacou a complexidade e a colaboração necessária entre várias entidades para a implementação do programa. “Nós já anunciamos esse programa que se chama Acredita. Mas ele só vai se concluir em setembro porque são várias entidades envolvidas: Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNDES, Ministério da Fazenda, Ministério da Casa Civil, Ministério do Meio Ambiente, SEBRAE. Vai ter muito ministério envolvido, leva um tempo pra gente poder saber o que cada um vai fazer.”
Lula expressou confiança de que o programa será uma revolução no acesso ao crédito no Brasil. “Eu tenho que esse programa Acredita será uma revolução creditícia nesse país. Porque se o país tiver crédito, o país vai pra frente. É preciso crédito a juros baixos para que o povo possa ter vontade de investir.”
O presidente também anunciou medidas de do Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana. “Nós estamos aqui para anunciar mil e setenta e cinco casas novas e regularização para 4.853 famílias. Dessas, 1.371 terão melhorias em suas residências. Tomamos a decisão de pegar todas as terras públicas, tudo que é terra da União espalhada pelo Brasil, e fazer com que essa terra vá para a prefeitura, vá para o governo do estado, para não ficar terreno baldio nesse país e o povo morando em palafitas, o povo morando em encostas.”