Feira de Santana

Nos primeiros quatro meses deste ano, Hospital da Mulher realizou 3.713 partos

Destes procedimentos, 56% foram normais e 44% cesarianos.

13/05/2022 13h07
Nos primeiros quatro meses deste ano, Hospital da Mulher realizou 3.713 partos

De janeiro a abril, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, realizou 3.713 partos. Destes procedimentos, 56% foram normais e 44% cesarianos.

Os prematuros somaram 216 – a média estimada é de 7%. Eles permaneceram internados na UTI Neonatal e no berçário de médio risco. A emergência obstétrica registrou, nesse período, 16.045 avaliações – as pacientes foram atendidas, medicadas e não precisaram ficar internadas. Todos os procedimentos foram pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, afirma que os atendimentos foram assegurados também às gestantes dos 80 municípios pactuados e também de outras cidades circunvizinhas. “Somos unidade porta aberta. A cada mês atingimos a nossa capacidade total”, afirma.

A gestora diz que a Fundação Hospitalar tem adequado os serviços para melhor assistir às pacientes, como o reforço no número de obstetras na equipe, que agora são quatro plantonistas e mais seis diaristas. Além disso, são três pediatras plantonistas e mais cinco diaristas. A equipe conta ainda com dois anestesiadas plantonistas.

SERVIÇOS

Nesse período, o ambulatório do Complexo Materno Infantil realizou 28.090 consultas com especialistas [tanto para adultos quanto crianças], sendo 2.992 atendimentos de pediatria. Os exames laboratoriais somaram 144.718 e as cirurgias ginecologias 102 – esse serviço iniciou em outubro passado. O Banco de Leite Humano, por sua vez, coletou 73.150 ml.

ESTRUTURA

Os últimos investimentos da administração municipal, por meio da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, resultaram na ampliação do ambulatório com a construção de mais cinco salas, sendo duas de ginecologia, um consultório clínico e duas salas de pré-natal de alto risco. O total de leitos é de 120.

Também foi construído oito leitos destinados ao parto humanizado, cuja capacidade é de 308 partos por mês. São leitos amplos e individuais, possibilitando a permanência do acompanhante.

Há, ainda, o projeto Mãe Canguru com 12 leitos para alojamento das mães e recém-nascidos que obtiveram alta do berçário, e a Casa da Puérpera que é destinada para as mães em que o recém-nascido está internado no berçário e elas precisam permanecer no hospital para amamentá-lo.

Já o Centro Obstétrico conta com 12 leitos, três salas de cirurgia e uma de curetagem. O SRPA (Serviço de Recuperação Pós Anestésica) possui quatro leitos.

“Importante lembrar que o Hospital da Mulher está passando por reforma e ampliação na estrutura. A unidade vai receber novo lactário e mais uma enfermaria com 16 leitos de obstetrícia clínica e oito leitos de berçário. A previsão de conclusão dos serviços é agosto”, pontua a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas.

*Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
“Mãe solo: Guerreira uma ova”, autora lança ebook desmistificando mitos da maternidade

“Mãe solo: Guerreira uma ova”, autora lança ebook desmistificando mitos da maternidade

Demais informações e contato podem ser obtidos através do Instagram: @betaevelynp
Feira de Santana
Botijão de gás será vendido por R$ 50 na Chácara São Cosme na próxima terça (17)

Botijão de gás será vendido por R$ 50 na Chácara São Cosme na próxima terça (17)

Ações semelhantes são realizadas também pela Federação Única dos Petroleiros (FUP)...
Feira de Santana
SMT realiza ações de conscientização no trânsito neste domingo  (15) 

SMT realiza ações de conscientização no trânsito neste domingo (15) 

mobilização na avenida Noide Cerqueira, em frente o Shopping Avenida, das 8h ao meio-dia....