No Dia Mundial de Combate à Poliomielite, Prefeitura reforça vacinação nas unidades de saúde
Em Feira, 18.426 crianças foram vacinadas até a última sexta
Nesta segunda-feira, 24, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. Para intensificar a imunização contra a doença, a Prefeitura de Feira de Santana disponibiliza 104 salas de vacina nos postos de saúde para que os pais e responsáveis levem as crianças para completar o esquema vacinal.
A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença que ataca o sistema nervoso e provoca, inicialmente, paralisia dos membros inferiores. De acordo com Carlita Correia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a vacina é a principal ferramenta de prevenção.
“As sequelas da poliomielite são graves. Alertamos aos pais ou responsáveis que levem as crianças para receber a vacina. Não podemos deixar que sofram por algo que tem prevenção”, destaca.
Em Feira, 18.426 crianças foram vacinadas até a última sexta-feira (21), o equivalente a 47,2% do público. A meta definida pelo Ministério da Saúde é de 95%.
A dose contra a Poliomielite é destinada para crianças 1 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Para a imunização, os pais ou responsáveis devem levar os documentos pessoais da criança e o cartão de vacina.
A vacina é aplicada em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira.
As unidades vinculadas ao programa Saúde na Hora, com funcionamento ampliado das 8h às 21h, são oportunidade aos pais que não podem levar o filho devido o expediente de trabalho diurno. São elas: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.