Esporte

No apagar das luzes, Bahia bate o Ceará e vence a primeira no Brasileirão

Tricolor venceu o Vozão por 1 a 0, pela quinta rodada, e deixou a zona de rebaixamento

22/04/2025 06h06
No apagar das luzes, Bahia bate o Ceará e vence a primeira no Brasileirão
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Bahia conquistou o primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro 2025. Na noite desta segunda-feira (21), o Esquadrão de Aço venceu o Ceará por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, no encerramento da quinta rodada. O gol que definiu a partida foi marcado por Everton Ribeiro em cobrança de pênalti aos 58 minutos do segundo tempo.

Com o resultado positivo, o Tricolor saltou para o 13º lugar na tabela de classificação com seis pontos. Estacionado nos sete, o Vozão é o quinto colocado. 

Pela sexta rodada do Brasileirão, o Bahia terá um duro desafio diante do Palmeiras, no próximo domingo (27), às 18h30, no Allianz Parque. Porém, antes disso, o Tricolor vira a chave para a Libertadores, onde é o segundo colocado com quatro pontos, mesma pontuação do líder Inter, na tabela de classificação do Grupo F. Na quinta (24), às 21h no horário de Brasília, o time baiano mede forças com o colombiano Atlético Nacional, que é o terceiro com três, também em casa, pela terceira jornada da competição continental.

Primeiro tempo

A primeira oportunidade criada foi do Bahia aos seis minutos na chegada na área de Iago Borduchi que finalizou para fora. Cinco minutos depois, o Ceará tentou na cabeçada de Aylon que Marcos Felipe agarrou. Aos 31, Pedro Raul foi lançado em profundidade, mas foi travado por Ramos Mingo na hora de finalizar. O técnico Léo Condé foi obrigado a mexer no time com a contusão de Aylon que deixou o gramado para a entrada de Guilherme. Aos 47 minutos, Iago Borduchi descolou bom cruzamento pela esquerda, mas Cauly desperdiçou grande chance ao finalizar por cima da meta cearense. A resposta do Vozão veio na sequência, Guilherme recebeu na grande área e chutou pelo lado da trave defendida por Marcos Felipe.

Segundo tempo

O Bahia voltou dos vestiários com uma modificação. Lucho Rodríguez foi sacado para a entrada de Erick Pulga. O jogo seguiu morno e aos 13 minutos, o técnico Rogério Ceni fez mais três alterações tirando Iago Borduchi, Rodrigo Nestor e Cauly para as entradas de Luciano Juba, Everton Ribeiro e Tiago, respectivamente. Aos 17, Juba lançou Erick Pulga que ganhou do marcador na velocidade, invadiu a área, mas ao invés de cruzar para o meio, ele acabou chutando fraco e mandou para fora. Aos 29 minutos, Juba fez bonita tabela com Pulga pela esquerda, mas finalizou para fora. Ruan Pablo quase abriu o placar aos 41 minutos ao completar o cruzamento vindo pela direita, mas Fernando Miguel fez uma grande defesa em dois tempos e evitou o gol do Tricolor. Aos 48 foi a vez de Marcos Felipe salvar o Bahia na finalização de Matheus Araújo. Três minutos depois, Everton Ribeiro cruzou na área, Ruan Pablo escorou para o meio, mas Tiago não conseguiu completar para o gol. Os jogadores do Bahia pediram pênalti em Tiago numa jogada na linha de fundo. Após checagem do VAR, o árbitro Rafael Klein foi rever o lance no monitor e assinalou o pênalti.

Everton Ribeiro marca para o Esquadrão de Aço
O Bahia abriu o marcador com Everton Ribeiro aos 58 minutos. Na cobrança de pênalti, o camisa 10 bateu com tranquilidade e estufou as redes. Bahia 1×0 Ceará

FICHA TÉCNICA
Bahia 1×0 Ceará
Campeonato Brasileiro – 5ª rodada
Local:
 Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 21/04/2025 (segunda-feira) 
Horário: 20h
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS) 
Assistentes: Michael Stanislau e Tiago Augusto Kappes Diel (ambos do RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS) 
Cartão amarelo: Ademir, Everton Ribeiro (Bahia) / Lucas Mugni, Rafael Ramos, Fernando Sobral, Fabiano Souza (Ceará)

Gol: Everton Ribeiro (Bahia)

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Iago Borduchi (Luciano Juba); Acevedo, Erick e Rodrio Nestor (Everton Ribeiro); Cauly (Tiago), Ademir (Ruan Pablo) e Lucho Rodríguez (Erick Pulga). Técnico: Rogério Ceni.

Ceará: Fernando Miguel; Fabiano Souza, Marllon, William Machado e Rafael Ramos; Dieguinho, Fernando Sobral (Lucas Lima) e Lucas Mugni (Rômulo); Aylon (Guilherme) (Pedro Henrique), Galeano (Matheus Araújo) e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Esporte
Fluminense vence e mantém Brasil invicto na Copa do Mundo de Clubes

Fluminense vence e mantém Brasil invicto na Copa do Mundo de Clubes

O Brasil continua invicto na Copa do Mundo de Clubes da Federação Internacional de Futebol...
Esporte
Brasil conquista prata inédita no Mundial Juvenil de Ginástica Rítmica

Brasil conquista prata inédita no Mundial Juvenil de Ginástica Rítmica

Tema da seleção foi Mario Bros nos cinco arcos e Tico Tico no Fubá nas maças
Esporte
CBF manifesta interesse em trazer Copa do Mundo de Clubes ao Brasil

CBF manifesta interesse em trazer Copa do Mundo de Clubes ao Brasil

Intenção foi expressada pelo presidente da CBF, Samir Xaud