Neoenergia Coelba reforça preparo para enfrentar eventos climáticos adversos em Feira de Santana
Empresa investe em tecnologia e parcerias para minimizar impactos de condições climáticas extremas na rede elétrica de Feira de Santana
Em evento realizado nesta terça-feira (24), a Neoenergia Coelba destacou as ações da empresa para enfrentar os desafios impostos pelas condições climáticas extremas, com foco especial em regiões como Feira de Santana. Segundo o superintendente de operações Jean Viana, a parceria com a Climatempo tem sido fundamental para o monitoramento e emissão de alertas climáticos, permitindo que a operação da Coelba se antecipe a eventos adversos, como fortes chuvas e enchentes.
“O evento de hoje é exatamente para a gente divulgar como a Neoenergia Coelba se prepara frente a essas condições climáticas, que muitas vezes são adversas. Nós contamos aqui com uma parceria muito importante da Climatempo, que nos apoia no envio de informações, no monitoramento climático, na emissão de alertas, que permite um planejamento e uma preparação prévia por parte da nossa operação”, explicou.
O superintendente ressaltou que a operação da empresa é ativada com base nos alertas recebidos, o que facilita o deslocamento de equipes para as áreas mais afetadas, garantindo uma resposta rápida em caso de interrupções no fornecimento de energia.
“Se a gente sabe que teremos um evento anormal, já conseguimos nos preparar, mapear a região afetada e, consequentemente, deslocar o maior número de equipes possíveis para que toda essa contingência seja rapidamente contida.”
Investimentos na infraestrutura da rede elétrica
Além da preparação para eventos climáticos, a Neoenergia Coelba tem mantido um foco constante em investimentos para dar maior resiliência à rede elétrica da Bahia. Jean Viana destacou que, no início do ano, a empresa compartilhou com a sociedade o plano de investimentos na ordem de R$ 1,7 bilhão, com obras fundamentais para o centro-norte baiano. Entre as iniciativas, estão os mutirões de poda realizados em Feira de Santana, que visam minimizar os impactos da convivência entre a vegetação e a rede elétrica.
“Aqui em Feira de Santana, especificamente, já promovemos dois mutirões de poda. Sabemos que o convívio da rede elétrica com a vegetação é muito importante, então temos um cuidado especial para garantir que o fornecimento de energia seja o mais estável possível”, afirmou o superintendente.
Outro ponto destacado foi o investimento em modernização tecnológica. A rede de distribuição da Coelba passou a contar com equipamentos automatizados, operados remotamente pelo centro de operações, o que permite o restabelecimento imediato da energia em caso de interrupções.
“Através dessa tecnologia, conseguimos, em pouquíssimos segundos, restabelecer a energia para a maior parte da população afetada por situações adversas”, destacou, acrescentando que essa inovação tem sido crucial para reduzir o número de clientes impactados durante eventos climáticos extremos.
Em Feira de Santana, uma das principais preocupações da empresa são as áreas propensas a alagamentos, como as evidenciadas no último verão.
“Conforme a apresentação da Climatempo, vimos um acúmulo de chuva muito grande em algumas regiões. Temos um cuidado especial com a rede elétrica nessas áreas, para garantir que o fornecimento seja mantido e os clientes não sejam afetados por longos períodos”, completou.
*Com informações do repórter Danillo Freitas