Neoenergia Coelba realiza operação para combater o Gatonet em Feira de Santana
O objetivo é remover as fiações ilegais que representam riscos à população e comprometem a qualidade do serviço prestado aos consumidores.
A Neoenergia Coelba está intensificando as ações contra a instalação irregular de cabos de telefonia e internet em postes de energia, através da Operação Gatonet. A iniciativa, que já foi realizada em Salvador, agora alcança Feira de Santana e outras cidades do interior, como Euclides da Cunha, Luiz Eduardo Magalhães, Itaberaba e Ipiaú. O objetivo é remover as fiações ilegais que representam riscos à população e comprometem a qualidade do serviço prestado aos consumidores.
De acordo com Jean Carlos, supervisor de operações da Coelba, a ação busca retirar cabos que estão em situação irregular e oferecer mais segurança para a população.
“A Operação Gatonet é a primeira vez que realizamos no interior do estado. Essa operação começou na capital baiana e tem como principal objetivo a retirada da fiação irregular ou que esteja causando risco à população”, explicou.
A Coelba esclarece que o “Gatonet” refere-se a provedores de serviços de telefonia e internet que operam sem a devida regularização junto à concessionária de energia, utilizando os postes de maneira ilegal.
“Esse tipo de instalação compromete a qualidade do serviço oferecido ao consumidor e coloca em risco a segurança dos moradores, pois os padrões técnicos de lançamento desses cabos não são seguidos”, destacou Jean Carlos.
A operação ocorre ao longo desta semana em vias importantes de Feira de Santana, com foco inicial na Avenida Fraga Maia.
“Durante o ano inteiro, já realizamos esse tipo de fiscalização, mas, agora, estamos intensificando essa ação para aumentar a segurança da população e coibir essa prática ilegal”, acrescentou o supervisor.
Em 2024, a Coelba já removeu 450 toneladas de cabos irregulares em toda a Bahia, sendo 100 toneladas apenas em Feira de Santana. A concessionária alerta os consumidores sobre a importância de verificar a regularidade dos provedores antes de contratar o serviço.
“Recomendamos que a população consulte o site oficial da Neoenergia Coelba para verificar se o provedor de telefonia e internet está devidamente autorizado. Dessa forma, evitamos a contratação de um serviço clandestino, que pode ser de baixa qualidade e trazer riscos”, orientou Jean Carlos.
Os consumidores podem conferir a lista de empresas regularizadas no site da Coelba ou através dos canais oficiais de atendimento da companhia.
*Com informações do repórter Robson Nascimento