Nasa deseja auxiliar Brasil na preservação da Amazônia
O interesse foi reforçado pelo administrador da agência, Bill Nelson, que se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto
A agência espacial americana, Nasa, deseja ampliar sua parceria com o Brasil no serviço de monitoramento do desmatamento da floresta amazônica, assim como em ações voltadas à preservação do bioma local. O interesse foi reforçado pelo administrador da agência, Bill Nelson, que se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto.
“Os nossos satélites já mandam muitas imagens e informações aos cientistas aqui no Brasil para localizar a destruição da floresta e nós lançaremos, futuramente, três novos satélites que vão aumentar, e muito, a habilidade de poder identificar e impedir o desmatamento”, declarou Bill Nelson à imprensa, em breve coletiva após o encontro com o mandatário brasileiro.
Além disso, Nelson citou outro exemplo de parceria ao explicar que a agência espacial disponibiliza instrumentos que têm a capacidade de auxiliar no aumento da produtividade no campo, já que conseguem identificar a umidade do terreno e do ar, assim como detectar pragas.
O encontro foi utilizado para tratar destes e outros assuntos ligados à cooperação aerospacial entre Brasil e Estados Unidos. Segundo a assessoria da Presidência, as pautas também serão discutidas entre Lula e o próprio presidente dos EUA, Joe Biden, através de telefonema que deve ocorrer ainda nesta semana.
*Metro 1