Saúde

Não existe idade ideal para cirurgias plásticas, afirma especialista

De acordo com o médico cirurgião plástico, Marcus Marcel, não há uma faixa etária ideal e a indicação do processo cirúrgico depende da avaliação e necessidade de cada paciente.

06/06/2022 15h24
Não existe idade ideal para cirurgias plásticas, afirma especialista

Sendo procuradas por questões estéticas, ou funcionais, as cirurgias plásticas se apresentam como a solução para problemas de várias pessoas. A procura abrange todos os públicos, de crianças até a terceira idade, o que gera preocupações a respeito da faixa etária. Contudo, de acordo com o médico cirurgião plástico, Marcus Marcel, não há uma faixa etária ideal.

Segundo o cirurgião, a indicação do processo cirúrgico depende da avaliação e necessidade do paciente. “Antes da fase adulta ,a gente (equipe médica) se preocupa muito com a questão funcional, social, psicológica ou emocional. Exemplo, se uma criança, de 6 ou 7 anos, que possui ‘orelha de abano’ e sofre bullying por isso,já podemos está indicando um procedimento, como a otoplastia”.

A indicação de uma cirurgia depende da procura, queixa e necessidade. Outro exemplo é Uma cirurgia de lipoaspiração é indicada para a faixa etária dos 20 anos. O cirurgião destaca que a Lipo não emagrece e é indicada para pacientes que já possuem uma rotina de alimentação e exercícios bem estabelecidos.

Cirurgias como a prótese mamária apenas são indicadas a partir dos 18 anos, mas caso seja necessário a redução da mama, a partir dos 15 pode ser realizado desde que haja aprovação médica. Rinoplastia também é outro procedimento que pode ser executado aos 15 ou 16 anos.

Para que o paciente seja tratado como um todo, é necessário um acompanhamento interdisciplinar, garantindo que nada vá gerar complicações. Nutrição, personal trainner, educador físico, fisioterapeuta e psicólogo, dentre outros, agem simultaneamente cuidando de todas as necessidades do individuo.

As cirurgias plásticas, quando bem tratadas, além de proporcionar bem estar físico e funcional, podem aumentar a autoestima e melhorar o desempenho da saúde mental. O especialista em cirurgia plástica Dr. Marcus Marcel pode ser contatado através do Instagram: @dr.marcusmarcel.

Comentários

Leia também

Saúde
Câncer-colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens

Câncer-colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens

Para melhor chance de cura é importante ter diagnóstico precoce
Saúde
Câncer de próstata também pode afetar saúde mental, alerta especialista

Câncer de próstata também pode afetar saúde mental, alerta especialista

O diagnóstico do câncer pode gerar preocupações intensas e afetar o bem estar emocional...