Esporte

Na Vila Belmiro, corpo de Pelé será velado nesta segunda-feira

Velório vai durar até terça-feira (3)

02/01/2023 07h57
Na Vila Belmiro, corpo de Pelé será velado nesta segunda-feira
Foto: Divulgação

A despedida de Pelé está marcada para está segunda-feira (2) e será digna de um rei. O velório terá um esquema similar ao funeral da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido. A cerimônia está prevista para começar às 10h e terá duração de 24h, encerrando somente na terça-feira (3), no mesmo horário.

O corpo de Pelé será velado na casa do Santos, a a Vila Belmiro, onde o maior jogador de todos os tempos encantou o mundo. O local foi escolhido por um pedido do próprio Rei, que morreu na última quinta-feira (29), aos 82 anos.

Duas tendas foram montadas na Vila. Uma, no centro do campo, receberá família, amigos e ídolos do Santos, com cerca de 100 cadeiras instaladas. Nela, ficará posicionado o caixão com o corpo do tricampeão mundial.

A outra área, maior, será destinada a autoridades e convidados ilustres. A depender do aval da família, algumas pessoas poderão migrar para a tenda central. Esse grupo entrará pelo portão 10, onde fica o Salão de Mármore, enquanto a família acessará o estádio pelo Memorial das Conquistas.

Os fãs não terão acesso às tendas. Eles vão acessar o estádio pelos portões 2 e 3, e percorrerão um trajeto específico, a alguns metros do caixão. O caminho tem tablados de madeira, uma preocupação do Santos com o gramado para o início do Campeonato Paulista. Gradis irão impedir esse grupo de acessar o campo.

Os torcedores serão monitorados e seguirão em fila indiana até a saída, pelos portões 7 e 8. A estimativa é de, no máximo, 10 minutos de permanência, a partir da entrada. Assim como o funeral da Rainha Elizabeth II, não será permitido parar para tirar fotos. A solenidade deve ocorrer com caixão lacrado.

Na parte superior das arquibancadas, há três faixas já instaladas. Uma delas tem o dizer ‘Viva o Rei’ e outra, ‘Pelé 82 anos’. A terceira é maior e traz uma imagem do ex-jogador sendo carregado nos ombros, com a camisa 10 em evidência. É um registro feito no Maracanã no dia 19 de novembro de 1969, data do milésimo gol de sua carreira. 

Todo o esquema de segurança e montagem teve a autorização da família de Pelé. A preparação começou no dia 23 de dezembro, quando o quadro de saúde do ídolo mundial piorou. O processo chegou a ser desativado por solicitação do Santos, já que estava prejudicando o gramado da Vila Belmiro. Nos últimos dias, a montagem foi retomada e finalizada.

Até o momento, o presidente da Fifa, Gianni Infantino; o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues; e o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, foram alguns dos dirigentes confirmados. Andrés Rueda, presidente do Santos, também estará presente.

A cerimônia também será o primeiro evento da agenda oficial do presidente Lula (PT). Também são esperados na Vila Belmiro: o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que é torcedor do Santos; Tarcísio de Freitas (Republicanos), novo governador de São Paulo; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB); e o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). É possível que o ex-presidente norte-americano Barack Obama também compareça.

O velório deve ser encerrado às 10h de terça-feira (3), quando o corpo do tricampeão mundial será levado em cortejo pelas ruas de Santos. O trajeto passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, Dona Celeste Arantes, que completou 100 anos em novembro.

O enterro deve acontecer às 14h, em solenidade restrita a familiares. Pelé será sepultado em um mausoléu no primeiro andar do Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, homologado há mais de 20 anos no Guiness Book, o livro dos recordes, como o mais alto cemitério vertical do mundo. O Rei optou pelo local pessoalmente, há 19 anos.

“Escolhi por sua organização, limpeza, estrutura. É um local muito agradável. A gente não se sente deprimido, nem parece que estamos num cemitério. Ficamos à vontade, nos transmite tranquilidade, paz”, disse Pelé, na ocasião.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Esporte
Vitória confirma Léo Condé como novo treinador após saída de Burse

Vitória confirma Léo Condé como novo treinador após saída de Burse

Novo treinador deve desembarcar nesta quinta-feira (7) em Salvador para assinar o contrato...
Esporte
Flamengo decepciona e cai para o Al-Hilal na semifinal do Mundial de Clubes

Flamengo decepciona e cai para o Al-Hilal na semifinal do Mundial de Clubes

Agora, o Al-Hilal aguarda o vencedor do confronto entre Al Ahly e Real Madrid, que acontece...
Esporte
Bahia anuncia reforço com a contratação de Cauly Oliveira

Bahia anuncia reforço com a contratação de Cauly Oliveira

Meia foi anunciado nesta segunda-feira