Na pré-Libertadores, Bahia enfrentará o The Strongest pela 2ª fase da competição; veja detalhes
O adversário do tricolor baiano foi definido no sorteio realizado pela Conmebol na tarde desta quinta-feira (19)
O Bahia já tem seu primeiro adversário definido na disputa da Libertadores da América em 2025. Durante o sorteio realizado pela Conmebol na tarde desta quinta-feira (19), foi determinado que o Tricolor vai enfrentar o The Strongest, da Bolívia, na 2ª fase prévia da competição continental.
Segundo matéria do globoesporte, caso avance, a equipe baiana encara ainda o vencedor de Boston River (Uruguai) e Ñublense (Chile) antes de chegar à fase de grupos. O Bahia disputa a primeira partida fora de casa, em La Paz, na Bolívia, está inicialmente marcada para 19 de fevereiro de 2025, onde o Tricolor deve encarar uma altitude de 3.600 metros acima do nível do mar. A partida de volta deve ser realizada na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, na data base de 26 do mesmo mês.
Jogos do Bahia na segunda fase da pré-Libertadores:
Partida de ida – The Strongest x Bahia
Partida de volta – Bahia x The Strongest
O sorteio
Para definir os potes do sorteio, a Conmebol utilizou dois critérios para definir os potes do sorteio: a posição no ranking da entidade; e a lista dos times já confirmados para disputar a Pré-Libertadores. O Bahia ficou na 77ª posição (veja aqui o ranking completo) e entrou no Pote 1 com ajuda com segundo critério.
Apesar de ser composta de três fases, os clubes brasileiros só entram na pré-Libertadores a partir da segunda etapa. A outra equipe do país na competição é o Corinthians, que vai estrear contra o Universidad Central, da Venezuela. Os oito melhores clubes avançam para a terceira e última fase. Quem avançar entra na fase de grupos da Libertadores.
FASE 1:
Pote 1: Alianza Lima (Peru), El Nacional (Equador) e Defensor (Uruguai)
Pote 2: Nacional (Paraguai), Monagas (Venezuela) e representante da Bolívia
FASE 2
Pote 1: Boca Juniors (Argentina), Corinthians (Brasil), Cerro Porteño (Paraguai), Barcelona (Equador), Santa Fe (Colômbia), Melgar (Peru), Bahia (Brasil) e Ñublense (Chile)
Pote 2: Deportes Iquique (Chile), Boston River (Uruguai), Universidad Central (Venezuela), representante da Bolívia, representante da Colômbia, além dos três classificados na primeira fase
Além da Libertadores, em 2025 o Bahia vai disputar Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileirão. A pré-temporada Tricolor será realizada em Girona, na Espanha.
*Com informações Bahia.ba