Música contribui para desenvolvimento cognitivo das crianças, diz professor
A musicalidade auxilia no desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, noção de ritmo, coordenação motora e criatividade.
A arte, em todos os seus formatos, contribui efetivamente para o desenvolvimento infantil, e isso inclui a música. Segundo o professor de música Júlio César, do Colégio Santo Antônio, a musicalidade auxilia no desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, noção de ritmo, coordenação motora e criatividade.
“Eu acho que o mais importante na educação infantil é trabalhar a ludicidade, as crianças gostam muito quando as atividades são prazerosas, com jogos e brincadeiras, você traz conteúdos que os fazem pensar que estão brincando, e assim eles liberam um hormônio chamado ‘dopamina’, que está relacionado a sensações de prazer”, explica o professor em entrevista ao De Olho na Cidade.
A ludicidade permite que as crianças aprendam brincando, e a música faz parte desse conteúdo. A prática da musicalidade também permite que a saúde mental seja trabalhada, e promove desenvolvimento cognitivo, especialmente no lado esquerdo do cérebro, relacionado a lógica e análise de detalhes.
É também nessa fase que o gosto musical começa a ser definido e as preferências são estabelecidas. Contudo, o professor explica que é recomendável estimular os pequenos a ouvirem músicas clássicas, para maior percepção de ritmos.
“A música clássica tem um papel fundamental na questão da melhoria da concentração”, pontuou.