Feira de Santana

Museu Casa do Sertão reabre quarta-feira (01)

A reabertura vai contar com exposições de objetos da coleção do museu, como os de Eurico Alves Boaventura e Crispina dos Santos, e de artistas como Miguel Teles, Zé Carlos Sampaio e Zé das Congas, que vão expor temporariamente.

01/03/2023 07h51
Museu Casa do Sertão reabre quarta-feira (01)
Foto: Divulgação

O Museu Casa do Sertão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), retoma as atividades presenciais nesta quarta-feira (01), às 15h. O espaço que ficou fechado devido à pandemia da covid-19 e às obras do complexo viário da BR 116 Norte passou por melhorias estruturais e técnicas. A reabertura vai contar com exposições de objetos da coleção do museu, como os de Eurico Alves Boaventura e Crispina dos Santos, e de artistas como Miguel Teles, Zé Carlos Sampaio e Zé das Congas, que vão expor temporariamente.

No período em que o museu esteve fechado foram realizadas requalificação das estruturas elétricas, com instalação de iluminação cênica museológica, relocação e criação de novos espaços administrativos e expositivos, treinamentos, revisão do sistema documental museológico, conservação preventiva de acervos e a restauração de 67 esculturas da ceramista Crispina dos Santos, pelo restaurador José Dirson Argolo, doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O museu reabre as portas com o Memorial Eurico Alves Boaventura. No local o visitante terá contato com objetos pessoais, artefatos arqueológicos, imagens, referências e produções bibliográficas do artista feirense. Também serão apresentadas as instalações do Centro de Memória dos Povos Indígenas do Nordeste – ANJUKÁ, que reúne acervos audiovisuais, bibliográficos, etnográficos, projetos de pesquisa e extensão sobre e com os povos indígenas. O setor será coordenado pelas professoras Patrícia Navarro (DCHF) e Norma Lúcia Fernandes de Almeida (DLET).

O museu Casa do Sertão possui um acervo diversificado que reúne coleções relacionadas aos artefatos de usos e costumes, criações artísticas populares e itens documentais e bibliográficos. É um espaço multirreferencial de aprendizagem e difusão da estética e da cultura sertaneja, em diferentes temporalidades e espacialidades. O museu Casa do Sertão funciona de terça a sexta-feira, de 8h30 às 11h e de 14h30 às 17h. Todas as atividades do museu são gratuitas. Outras informações através do e-mail [email protected] ou das redes sociais Facebook Museu Casa do Sertão e Instagram @museu.casa.do.sertao.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Desastres naturais: a importância do seguro de bens

Desastres naturais: a importância do seguro de bens

Estragos causados por desastres naturais podem ser cobertos por determinados seguros.
Feira de Santana
Publicado decreto de Situação de Emergência por conta das chuvas em Feira

Publicado decreto de Situação de Emergência por conta das chuvas em Feira

Somente na tarde desta terça foram registrados 65mm em 4 horas
Feira de Santana
Câmara de Dirigentes Lojistas realiza whorkshop com Alberto Serrentino

Câmara de Dirigentes Lojistas realiza whorkshop com Alberto Serrentino

Na edição deste ano, que será nesta quinta-feira (22), às 19h30, no teatro da CDL,...