Multidão se despede do Papa Francisco no Vaticano em clima de fé e comoção
A movimentação no Vaticano tem sido intensa desde o início da manhã.
Milhares de fiéis e peregrinos de diversas partes do mundo enfrentam longas horas de espera para prestar as últimas homenagens ao Papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21). A despedida teve início com uma cerimônia na capela da Residência Papal, seguida por uma procissão solene até o altar da Confissão, no interior da Basílica de São Pedro, onde o corpo foi colocado para visitação pública.
A movimentação no Vaticano tem sido intensa desde o início da manhã. De acordo com Silvonei José, jornalista e coordenador da Rádio Vaticano e do Vatican News, “temos um fluxo de fiéis e peregrinos de todas as partes. É um momento de comoção, de fé, de esperança e de oração”.
Segundo o jornalista, o traslado do corpo do Papa Francisco, da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro, aconteceu às 11h (horário local). Desde então, um “rio ininterrupto de pessoas” se formou ao redor da Basílica.
“Para vocês terem uma ideia, para poder chegar até o interior da Basílica Vaticana, espera-se de cinco a seis horas na fila. Esse é o número de pessoas que temos aqui neste momento”, relatou Silvonei José em entrevista ao Jornal do Meio Dia da Princesa FM.
A visitação pública segue até a meia-noite desta quarta-feira (horário local). No entanto, segundo Silvonei, o horário poderá ser estendido devido à grande quantidade de pessoas que ainda desejam se despedir do pontífice.
“Amanhã [quinta-feira] a Basílica abrirá novamente às 7h da manhã e seguirá até a meia-noite. Na sexta-feira, a visitação será encerrada às 19h. Às 20h, o caixão será oficialmente fechado”, explicou.
A Missa das Exéquias será celebrada no sábado, às 10h da manhã no horário de Roma (5h da manhã no horário de Brasília). Após a cerimônia, o corpo será trasladado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde o Papa Francisco será sepultado.