Educação

Mudanças no Ensino Médio e PNE são destaques do primeiro dia de reunião do Consed, na Bahia

O evento, que está acontecendo no Hotel Deville Prime, tem como anfitriã a secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito.

05/07/2024 19h00
Mudanças no Ensino Médio e PNE são destaques do primeiro dia de reunião do Consed, na Bahia
Foto: Claudionor Jr – Ascom/SEC

Os secretários estaduais da Educação de todas as regiões do Brasil estão reunidos na capital baiana para a II Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que se estende até esta sexta-feira (5). O evento, que está acontecendo no Hotel Deville Prime, tem como anfitriã a secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito.

Durante a abertura da reunião, Vitor de Angelo, secretário da Educação do Espírito Santo e presidente do Consed, destacou a relevância dos encontros periódicos para fortalecer as políticas públicas de educação no país. “É o momento de compartilhar boas práticas e atualizar os processos em tramitação no Congresso Nacional, como as mudanças no Ensino Médio e o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Esses encontros são oportunidades para diálogo, construção e alinhamento”.

Um dos principais temas em pauta é o novo Ensino Médio, cujas alterações estão sendo discutidas no Congresso Nacional. A secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, ressaltou a importância do debate sobre os novos PNE e Ensino Médio. “O Ensino Médio precisa evoluir para um formato que dialogue com a vida e o protagonismo dos estudantes, promovendo a autonomia no percurso formativo. Acreditamos na aprovação das mudanças que garantirão um Ensino Médio mais moderno e alinhado com as demandas atuais”, disse a gestora.

Com discussões profundas e apresentações inovadoras, “a reunião ordinária do Consed na Bahia reforça o compromisso dos gestores educacionais em transformar e melhorar a educação no Brasil, promovendo um Ensino Médio mais adequado às necessidades dos estudantes e às exigências do mundo contemporâneo”, completou a secretária.

Entre os especialistas, Deborah Kaufmann e Hugo Bovareto, da organização Movimento pela Base, apresentaram a ferramenta META: Monitoramento e Estratégia para Transformar o Ensino Médio. “A ferramenta visa apoiar as redes de ensino na implementação das mudanças propostas pela reforma do Ensino Médio, ajudando a mensurar o nível de organização e os impactos nos resultados dos estudantes”, explicou Deborah.

Nesta sexta-feira (5), além dos secretários estaduais e especialistas, a reunião contará com a presença de uma representação do Ministério da Educação. Participará do encontro a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, para falar de Ensino Médio e do Programa Pé-de-Meia.

Comentários

Leia também

Educação
Lei institui licença para mães e pais concluírem cursos acadêmicos

Lei institui licença para mães e pais concluírem cursos acadêmicos

Prorrogação vale para nascimento ou adoção de crianças por estudantes
Educação
Inscrições para o ProUni começam na terça-feira (23)

Inscrições para o ProUni começam na terça-feira (23)

Ao todo, serão ofertadas 243.850 bolsas nessa edição do programa
Educação
Finep realiza evento na Universidade Estadual de Feira de Santana para oportunizar financiamentos

Finep realiza evento na Universidade Estadual de Feira de Santana para oportunizar financiamentos

A iniciativa, alusiva aos 57 anos da Finep, tem acontecido em diversos estados com propostas...