Mudança em contagem de idade deixa sul-coreanos pelo menos um ano mais jovens
De acordo com o sistema de idade usado no país asiático, considera-se que as pessoas têm um ano de idade ao nascer e um ano é adicionado no 1º de janeiro de cada ano
A população sul-coreana ficou um ou dois anos mais jovem nesta quarta-feira (28). O fenômeno acontece pois as novas leis que exigem o uso apenas do método internacional de contagem de idade entraram em vigor, substituindo a fórmula tradicional do país. A informação foi divulgada pelo portal G1.
De acordo com o sistema de idade usado no país asiático, considera-se que as pessoas têm um ano de idade ao nascer e um ano é adicionado no 1º de janeiro de cada ano. Desde o início da década de 60, o país usa a norma internacional de calcular a partir do zero no nascimento e adicionar um ano a cada aniversário para documentos médicos e legais. Em dezembro de 2022, no entanto, a Coreia do Sul aprovou leis para eliminar o método tradicional e adotar totalmente o padrão internacional.
Mesmo com a nova padronização, os sistemas antigos ainda serão usados em algumas circunstâncias, sendo elas: o serviço militar obrigatório da Coreia do Sul – o que significa que as pessoas são elegíveis com base no ano em que nasceram, em vez de sua idade específica ou data de nascimento – entrada na escola e legalidade do consumo de álcool e fumo.
*Metro 1