Bahia

MPT investiga explosão em fábrica clandestina de fogos na Bahia

Incidente deixou duas vítimas; órgão apura responsabilização trabalhista e reforça ações contra produção ilegal no Recôncavo baiano

03/07/2025 16h40
MPT investiga explosão em fábrica clandestina de fogos na Bahia
Foto: Reprodução/Prefeitura de Maragogipe

O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) apura a responsabilidade trabalhista pela morte de dois irmãos em uma explosão ocorrida no dia 24 de junho, durante o São João, em uma fábrica clandestina de fogos na zona rural de Maragogipe, no Recôncavo baiano. O acidente ocorreu na comunidade de Samambaia e exigiu o uso de helicóptero no resgate das vítimas, que estavam gravemente feridas.

Os irmãos João Vitor de Jesus Batista, de 17 anos, e David Miguel de Jesus Batista, de 25, morreram após dias de internação. João faleceu na segunda-feira (30) e David, nesta quarta-feira (2).

O caso é investigado em meio a ações conjuntas do MPT com a Polícia Civil, Exército, Superintendência Regional do Trabalho e Departamento de Polícia Técnica. As operações Brincar com Fogo e Em Chamas já apreenderam 2,8 milhões de fogos ilegais e resgataram trabalhadores em situação análoga à escravidão.

Segundo o MPT, a produção clandestina mudou de formato desde a tragédia de 1998, que matou 64 pessoas em Santo Antônio de Jesus. “Em vez de concentrar a atividade em um galpão, como antes, os responsáveis pela atividade ilegal pulverizaram a produção, criando pequenos locais de fabricação dos artefatos em áreas rurais, nas casas de pessoas humildes, que recebem os insumos e ganham por produção”, afirma o órgão.

A identificação do responsável direto pela unidade clandestina de Maragogipe é o principal desafio do inquérito.

Paralelamente, o MPT move ação civil pública contra o empresário Gilson Froes Prazeres Bastos, filho do dono da fábrica envolvida na tragédia de 1998. A Justiça já proibiu Gilson, seus sócios e empresas de atuar no setor e de contratar terceiros para a atividade. O MPT flagrou o descumprimento da decisão e já cobra as multas devidas.

Comentários

Leia também

Bahia
IFBA abre 603 vagas para cursos superiores em 12 municípios da Bahia

IFBA abre 603 vagas para cursos superiores em 12 municípios da Bahia

Inscrições vão até 22 de julho e seleção será feita com base nas notas do Enem dos...
Bahia
Sistema de reconhecimento de placas alcança 1.000 veículos recuperados

Sistema de reconhecimento de placas alcança 1.000 veículos recuperados

Tecnologia está presente em Salvador e em mais 80 cidades baianas